Notícias

Aluna Salesiana é nota 1000 na última edição do ENEM

É salesiana uma das duas únicas notas 1000 na redação do ENEM do estado de Minas Gerais!

Marianna Herber, de 19 anos, é de Uberlândia (MG) e ingressou no Instituto Teresa Valsé (ITV) em 2011, quando entrou para cursar o Ensino Fundamental I, concluindo os estudos no ITV em 2021, mesma escola salesiana da sua irmã.

Marianna voltava de um vestibular em Curitiba quando as notas do Enem 2023 foram divulgadas. Ela, que desde os 4 anos sonha em ser médica, prestou o exame pelo terceiro ano consecutivo. Em meio à conexão de internet que mal funcionava no ônibus, quem viu a nota mil na redação foi um amigo do cursinho.

“Tenho uma ótima notícia para te dar. Você tirou mil na redação!”, escreveu o colega de turma pelo WhatsApp.

A estudante conta que não acreditou no resultado e que teve que entrar mais de três vezes no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para ter certeza de que ela era de fato uma das duas únicas pessoas a tirar nota máxima na redação em Minas Gerais (MG).

“Eu abri mão de muita coisa durante a minha trajetória. Ficava no cursinho todos os dias das 8h às 18h, estudava no meu horário de almoço e mais um pouco depois que chegava em casa. Também tive mentoria voltada para a redação”, conta Marianna.

O tema da redação do Enem 2023 foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Marianna conta que gostou muito da temática e diz que viveu essa situação em casa com a mãe.

“Eu sempre vi o esforço da minha mãe que muitas vezes não era valorizado. Só tornar esse trabalho visível não garante a equidade, devemos refletir sobre a real situação das mulheres no Brasil”, explica a estudante.

Mesmo com o excelente resultado, a estudante relembra que a pandemia prejudicou muito seus estudos por conta do ensino à distância e que só no cursinho conseguiu recuperar o foco.

“Para mim, o sistema EAD não deu certo. Entrei no cursinho tendo consciência que não estava preparada e que meu maior problema na redação era a dificuldade em sintetizar minhas ideias”.

Agora, com as notas obtidas no Enem, Marianna pretende finalmente ingressar no curso de medicina em uma universidade pública do Brasil. E ressalta a constância como a sua principal ferramenta para ser uma das 60 redações nota mil de todo o país.

Fonte: Rede Salesiana Brasil