Notícias

Reunião do Conselho da Federação de ex-alunas/os da IMM

Belo Horizonte, 12 de março de 2014.

 

Às 14 horas do dia 12 de março de 2014 nos reunimos numa sala da casa inspetorial para a primeira reunião deste ano de 2014. Estavam presentes: Anna Edith Bellico da Costa, presidente, Maria Auxiliadora de Lima, vice-presidente, Alba Sônia Belico Ribeiro, tesoureira, Lilian Aparecida Parreira Ricardo, secretária, Maria Angélica de Souza Rojas e Solange Abadia Araújo Galera, conselheiras. A pauta era extensa. Começamos pela Estreia do Reitor Mor para 2014: “Apropriemo-nos da experiência espiritual de Dom Bosco para caminhar na santidade segundo a nossa vocação específica” Com a expressão: Da minhi animas, cetera tolle, Dom Bosco queria, em primeiro lugar, buscar a glória de Deus e a salvação das almas, isto é, de todos, especialmente os seus queridos jovens.
Foi projetado um power point com o resumo do texto. A espiritualidade é o modo característico de viver a santidade cristã. A espiritualidade salesiana consiste em vários elementos. Ela é um estilo de vida, de oração, de trabalho, de relações interpessoais; uma forma de vida comunitária; uma missão educativo-pastoral segundo um patrimônio pedagógico; uma metodologia formativa; um conjunto característico de valores e atitudes; uma atenção especial à Igreja e à sociedade; uma herança histórica de documentação e de textos; uma linguagem característica; uma série típica de estruturas e obras; um calendário de festas e acontecimentos próprios...
Viver a fé significa abandonar-se com confiança alegre ao Deus que se revelou em Jesus, acolher todas as circunstâncias da história, permitindo que Deus manifeste nela a sua ação salvífica. Viver a esperança significa se entregar todos os dias a Deus, para ser capaz de acolher o seu dom futuro; significa esperar o Deus que vem todos os dias mediante os dons criados. Viver a caridade significa fazer do presente um espaço do amor de Deus. Tudo isso foi vivido por Dom Bosco em espírito de piedade autêntica.
O centro e a síntese da espiritualidade salesiana é a caridade pastoral que se apoia no Cristo, Bom Pastor. O amor representa o ponto de chegada mais elevado do amadurecimento de qualquer pessoa, cristão ou não. “O amor de Deus foi derramado em nossos corações, pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rom 5,5). São elementos da ESPIRITUALIDADE SALESIANA: Um estilo de vida, de oração, de trabalho, de relações interpessoais, uma forma de vida comunitária, um modo de educar, um patrimônio pedagógico próprio; uma metodologia formativa; um conjunto de valores e atitudes; uma especial atenção à Igreja e à sociedade; uma herança; uma linguagem; uma série típica de estruturas, obras, atividades; um calendário de eventos...
Todos os grupos da Família Salesiana se inspiram em Dom Bosco, que é fundador dos Salesianos, das Filhas de Maria Auxiliadora com Madre Mazzarello, dos Salesianos Cooperadores e da Associação de Maria Auxiliadora. Esses elementos são esclarecidos na “Carta de identidade da Família Salesiana”, que deve ser conhecida e aprofundada, por ser referência para a nossa espiritualidade de comunhão e a nossa formação à comunhão. Os traços característicos e reconhecidos por todos os seus grupos estão presentes, sobretudo, na terceira parte da “Carta de identidade”. Eles se referem à nossa vida de relação trinitária, a referência a Dom Bosco, a comunhão para a missão, a espiritualidade do cotidiano, a contemplação operante a exemplo de Dom Bosco, a caridade apostólica dinâmica, a graça de unidade, a predileção pelos jovens e as camadas populares, a bondade, o otimismo e a alegria, o trabalho e a temperança, a iniciativa e a flexibilidade, o espírito de oração, a entrega confiante a Maria Auxiliadora. Não esqueçamos que o Sistema Preventivo é uma expressão e tradução concreta desta espiritualidade comum. Ele nos une à alma, às atitudes e às escolhas evangélicas de Dom Bosco. A “genialidade” do seu espírito relaciona-se com a atuação do Sistema Preventivo. Um sistema que deu certo, que é modelo e inspiração para aqueles que, hoje, trabalham na educação nos vários continentes, em contextos multiculturais e plurirreligiosos. Um modelo que pede a todos uma reflexão contínua a fim de favorecer sempre mais a centralidade dos jovens como destinatários e protagonistas da missão salesiana. Pe Pascual Chávez Villanueva nos apresenta como empenho: aprofundar qual foi a experiência espiritual de Dom Bosco, o seu perfil espiritual para descobrir o Dom Bosco místico para imitá-lo, vivendo esta experiência espiritual com identidade carismática e viver o cerne e a sintese da espiritualidade salesiana que é a caridade pastoral. E termina dizendo: “Os santos serão como estrelas no céu, resplandescerão como o firmamento”.
Ir. Antonia apresentou os testemunhos da devoção a Nossa Senhora Auxiliadora enviados pelas ex-alunas de cinco Uniões. Depois, falou da V Assembleia Mundial que será em agosto de 2015, na época da celebração do Bicentenário de nascimento de Dom Bosco. Para a preparação desta Assembleia, serão enviados questionários de dois em dois meses para serem respondidos pelas/os ex-alunas/os e enviados para a delegada mundial Ir. Maritza Ortiz. O primeiro foi entregue nesta reunião. Ir. Antonia repassou a calendário de atividades deste ano frisando o II Congresso Continental de jovens ex-alunas/os, durante a Semana Santa, na Argentina.Comunicou que o CNESB foi transferido para os dias 14 a 17 de agosto, em São Paulo. E lembrou as datas do Encontro Regional no dia 7 de junho e da Assembleia Geral nos dias 27 e 28 de setembro.
Depois de alguns comentários o grupo se reuniu para umas fosto e um lanche na sala das ex-alunas. Despedimo-nos, alegres por nos ter encontrado depois de umas longas férias.


Ir. Antonia Ponzzo Dutra – Delegada da Família Salesiana da Inspetoria Madre Mazzarello
Belo Horizonte – MG, 12 de março de 2014