Notícias

Encontro Local com as ex-alunas da Escola Nossa Senhora Auxiliadora

Aconteceu em Ponte Nova, 3 de abril de 2014.

 

Às 16 horas do dia 3 de abril começaram a chegar as ex-alunas Sylvia de Almeida Costa Garavini, Célia Gomes Dutra e Carmen Latini Gomes, para um encontro local. Ir. Terenilda Maria Ferreira, Delegada local, preparou a sala de multimeios. Ir. Antonia Ponzzo Dutra, Delegada Inspetorial da Família Salesiana, após uma pequena oração começou o encontro. Eram apenas três, mas cuja presença era muito significativa.

Ir. Antonia lembrou o trajeto das Estréias destes três anos em preparação para o bicentenário de nascimento de Dom Bosco. Em 2012 o estudo da figura histórica de Dom Bosco, em 2013, segundo ano, colher nele os traços fisionômicos do educador e a atualizar a sua práxis educativa, e neste terceiro e último ano, 2014, ir à fonte do seu carisma para apropriar-nos da sua espiritualidade.

Alguns pontos foram destacados: A “caridade salesiana” é caridade pastoral, porque busca a salvação das almas; e é caridade educativa, porque encontra na educação o recurso que permite ajudar os jovens a desenvolver todas as suas potencialidades de bem. Assim podem os jovens crescer quais honestos cidadãos, bons cristãos, futuros habitantes do céu. A espiritualidade de Dom Bosco, sua caridade educativo-pastoral, tem seu modelo no Cristo Bom Pastor e encontra a sua oração e programa de vida, no lema «Da mihi animas, cetera tolle».

A espiritualidade salesiana compõe-se de vários elementos: é um estilo de vida, oração, trabalho, relacionamentos interpessoais, uma forma de vida comunitária, uma missão educativo-pastoral baseada num patrimônio pedagógico, uma metodologia formativa, um conjunto de valores e atitudes característicos, uma peculiar atenção à Igreja e à Sociedade através de setores específicos de empenho, uma herança histórica de documentação e escritos, uma linguagem característica, uma série típica de estruturas e obras, um calendário com festas e ocorrências próprias...

Vivamos o centro e a síntese da espiritualidade salesiana, que é a caridade pastoral. Esta foi vivida por Dom Bosco como busca da «glória de Deus e a salvação das almas», tornando-se para ele oração e programa de vida no “Da mihi animas, cetera tolle». É uma caridade que precisa alimentar-se da oração e nela fundamentar-se, fitando o Coração de Cristo, imitando o Bom Pastor, meditando a Sagrada Escritura, vivendo a Eucaristia, abrindo espaço à oração pessoal, assumindo a mentalidade do serviço aos jovens. Terminada a apresentação do Power Point fizemos alguns comentários e as ex-alunas deram noticia da tarde de espiritualidade para ex-alunas que aconteceu no domingo, dia 30 de março e contou com a participação de mais de 70 pessoas. Terminamos com a oração do Pai Nosso.

Ir. Antonia Ponzzo Dutra – Delegada Inspetorial da Família Salesiana – abril de 2014.

 

Dalci Pereira Rodrigues, Ir. Antonia Ponzzo Dutra, Sylvia Almeida Costa Garavini, Terezinha Jalles da Silva, Ely Fonseca Dutra, Célia Gomes Latini Dutra, Arlete Jalles da Silva, Neide Graça Caldas.