ENCONTRO DE ORIENTADORAS EDUCACIONAIS DAS ESCOLAS/IMM

Nos dias 02 e 03 de junho de 2016 tivemos na Casa Inspetorial de Belo Horizonte, o encontro de Orientadoras Educacionais das Escolas da IMM.

Com o objetivo de encaminhar o planejamento das Escolas da IMM, o encontro foi coordenado por Ir.Ivanette Duncan de Miranda, Diretora Institucional da IMM.

Ir. Maria Américo acolheu a todas com uma mensagem: a orientação remete ao cuidado, cuidado à maternidade que é capaz de descobrir e cuidar de todos os alunos.

A temática do encontro foi adequada e enriquecedora. A professora Stela Maria Fernades Marques tratou do tema Inclusão educativa.

As questões centrais sobre a inclusão foram: o impacto no processo ensino-aprendizagem; os desafios para o professor e o aluno; a formação profissional necessária para ensinar na diversidade.

Falando sobre a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 – Estatuto da Pessoa com Deficiência, Stela lembra que a legislação deve caminhar junto com a construção de uma cultura que seja inclusiva e que para isso é necessário que se passe da tolerância para a aceitação, uma aceitação baseada na ética da hospitalidade, em que aceito o outro que é diferente de mim uma vez que vivo em um mundo cosmopolita em que se evidencia cada vez mais a diversidade.

Na parte da tarde do primeiro dia houve uma rica troca de experiências com relatos sobre a orientação educacional em nossas escolas.

Foram feitos oportunos esclarecimentos sobre a atual configuração da RSE, dentro da RSB, juntamente com a RSB-Social, a Comunicação, a Pastoral em parceria com a Edebê Brasil.

No segundo dia o foco foi a Orientação Educacional nas Escolas da IMM, Ir.Ivanette fez uma retomada do documento “Linhas Orientadoras da Missão Educativa” – LOME/FMA. Os grupos de trabalho contribuíram com respostas ricas sobre: “Como concretizar cada perspectiva do Projeto Educativo das Escolas/FMA?” e “Como responder aos desafios da inclusão com nossa proposta da Orientação Educacional?”

Avaliando o encontro e a caminhada da IMM as Orientadoras indicaram como positivo, entre outros itens, a reestruturação ocorrida na IMM, com vista à gestão compartilhada. Percebe-se uma busca pela identidade e aceitação do profissional de Orientação Educacional nas escolas. A partir daí se conseguiu dar visibilidade à função de orientadora dentro da escola.

E o encontro se conclui com uma convicção: “Nós acreditamos que a orientação educacional é, de fato, o ‘coração’ da escola porque está próxima do aluno, da família, de todos os setores da escola”.