Segundo a escritora Gabriela Mistral, ser “Criança é futuro presente”. O dia da criança foi instituído na década de 1920, no entanto o direito a infância só pode ser garantido de forma efetiva a partir do Estatuto da Criança e do Adolescente de 13 de julho de 1990. Há 25 anos a sociedade brasileira maior responsável da garantia dos direitos das crianças, busca junto ao poder publico a oferta de politica de atendimento aos mesmos, através da saúde, educação, esporte, lazer e cultura.

         Embora lentamente as famílias brasileiras e grandes homens e mulheres como Dom Bosco, Maria Domingas Mazzarello, educadores  que fizeram e fazem no dia a dia fonte de inspiração para continuar lutando e acreditando que as crianças são o hoje e também o nosso amanha. No Instituto Auxiliadora lembrar-se desse dia, é proporcionar às crianças momentos de convivência, alegria e muita diversão, a Semana da Criança. Os alunos da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, participaram de diversas atividades.

      Na segunda-feira 10/10, foi realizada a abertura na quadra poliesportiva, e contou com a presença significativa dos pais e a ilustre participação do atleta silvaniense Iranildo Espíndola, que competiu nos jogos paraolímpicos no Rio de Janeiro, na modalidade Tênis de mesa, conquistando medalha de bronze. Em sua fala, Iranildo relatou o que provocou a sua deficiência e como o esporte o fez superar os obstáculos. Além disso, motivou todos os alunos a praticarem algum esporte e se dedicarem ao seu futuro, através dos estudos aproveitando ao máximo cada oportunidade.

         Durante a semana as professoras executaram diversas atividades lúdicas e divertidas com as crianças, como soletrando, gincana de tabuada, pintura, filme, piscina, teatro, além dos jogos realizados na quadra poliesportiva.

        Como doce lembra infância, na sexta-feira, 14/10, os alunos foram presenteados com guloseimas para finalizar a Semana da Criança. Sem dúvida o período mais esperado pela Educação Infantil e Ensino Fundamental I durante o ano letivo.