2016 – XXVI ASSEMBLEIA DE GESTÃO DA IMM

Do dia 03 a 05 de outubro de 2016, aconteceu a XXVI Assembleia de Gestão da IMM, realizada no Retiro das Rosas em Cachoeira do Campo/MG.  O foco foi o Planejamento colaborativo da IMM: Centro Inspetorial e Unidades Educativas, além de traçar o Planejamento Estratégico de Gestão da IMM para o ano de 2017 e a visão de trabalho até o ano de 2020, através da Matriz GUT e da Cápsula do Tempo.

O evento contou com a participação da Diretoria da IMM de Belo Horizonte, das Diretoras de Comunidades, das Diretoras e Coordenadores Institucionais das Unidades Educativas de Ação Social e Diretoras Institucionais e Pedagógicas das Escolas e das Animadoras de Pastoral da IMM.

Ir.Maria Américo Rolim, fez a abertura do evento, dando as boas-vindas e relembrando a fala de Jesus aos discípulos sobre a capacidade de planejar. “Quem inicia uma construção sem calcular os gastos?  Para entrar em guerra o rei calcula suas possibilidades antes. Aqui estamos para realizar a assembleia de planejamento de gestão da IMM. O primeiro passo, é olhar a realidade e sua incidência na missão educativa. Nessa realidade em que vivemos, é que queremos oferecer nosso negócio que se ocupa do educar aqui e agora. Importa descobrir as possibilidades nesse momento de fragilidades. Planejar juntos todos os âmbitos e inovar para tornar credível a missão salesiana”.

Ir.Ivanette iniciou os trabalhos abordando a Memória da Caminhada do Processo de Planejamento na IMM. Já nesse primeiro dia, também fomos agraciados com a presença ilustre do Frei Sinivaldo S.Tavares, que proferiu a palestra com o tema “Análise de conjuntura”, de forma bastante informativa e dinâmica, apresentou elementos constitutivos da atual conjuntura Política, Econômica e Social do Brasil.

O segundo dia teve como proposta de trabalho o “Planejamento dos âmbitos da IMM”. Para tanto, foi apresentado os Indicadores de Avaliação de Cenário do PDI/IMM embasado nos PATs dos âmbitos (Formação, Pastoral, Comunicação, FS e ACSSA). A Assessora Social Ana Paula Ferreira e a Assessora Pedagógica Níbia Tófoli, conduziram os trabalhos da parte da tarde com a atividade do Post-it, apresentação da Palestra sobre Inovação, orientações para os GT’s, disponibilizando aos participantes a ferramenta da Matriz GUT (gravidade, urgência e tendência), para a identificação e construção do ranking das fragilidades, em nível inspetorial. A Programação foi bastante intensa. E encerrando o dia de forma esperançosa e com muita emoção construímos a nossa Cápsula do Tempo, que será aberta na Assembleia de Gestão do ano de 2020.

O terceiro e último dia foi retomada os trabalhos da Matriz GUT, e os encaminhamentos para o próximo Encontro de novembro das Escolas e Obras Sociais. Foi definido que os responsáveis pelas Unidades Educacionais deverão levantar as suas fragilidades locais, através da Matriz GUT para apresentar nesse próximo Encontro.

E o encontro foi concluído com uma convicção, conforme palavras da Irmã Maria Américo Rolim “A primeira palavra que me vem à mente é Rede. O Papa nos convida a sermos redes, não de fios, mas de pessoas. Rede IMM. Não deixemos que nos roube a Cápsula do Tempo – a Esperança. Voltemos para casa animadas pelo amor ao carisma, não somos cumpridoras de tarefa, temos uma missão. Há também a sustentabilidade carismática caminhando com Deus. Ele nos fala das crianças, dos jovens. Estes são nossa arca da aliança. Acreditemos em nós mesmos e nas possiblidades de nossos jovens”.