25 ANOS DA ASSOCIAÇÃO CARLO MARCHINI ONLUS

Carlo Marchini era um jovem missionário salesiano que veio da Itália para passar férias no Brasil, chegando aqui atuou como missionário no Rio Negro, na Amazônia. Infelizmente, em um banho no rio com os meninos da missão, foi sugado em um refluxo, devido a correntes muito fortes para a parte inferior das águas e nunca mais voltou. Foi 02 de janeiro de 1992 . Agora ele descansa para sempre em São Gabriel da Cachoeira, no Rio Negro. Sua morte foi um raio no céu azul e fez despertar a idéia de fundar uma associação em seu nome, e assim foi feito.

Os missionários que vinham atuando no Brasil, já percebiam a diversidade de pessoas, a desigualdade social e financeira que, por vezes, resultavam no abandono e negligência de jovens e crianças. Essa realidade encontrada em nosso país fez com que esses missionários estrangeiros pensassem o que seria daquelas crianças no futuro, que tipo de adultos eles seriam, perceberam então, que se contribuíssem em doações para sustento e permanência de obras sociais que pudessem acolher essas crianças, não só com a provisão para o corpo, mas também para o espírito, isso faria toda a diferença e poderia mudar o futuro dessas crianças e jovens, tirando-os de vícios e de privações de toda sorte, oferecendo a eles acolhimento com dignidade, onde ao invés de passar a maior parte do tempo nas ruas, passariam o tempo construindo juntos uma nova história. O material oferecido: a educação, o entretenimento, a cultura e tudo isso regado com carinho e amor, além das deliciosas refeições.   

Os missionários estrangeiros encontraram no Brasil a colaboração de salesianos e salesianas para colocar em prática todas essas idéias e ideais. E, então vieram os centros de acolhimento, as escolas e assistência às milhares de crianças. Mas é um trabalho que precisa de continuidade, precisa da contribuição de todos, amigos, parentes, parceiros. E felizmente em várias cidades, foi encontrada essa ajuda, inclusive vinda dos próprios prefeitos, os quais acabaram doando terrenos, novos abrigos, novas estruturas.