Relatório do Encontro Regional de Minas, na Serra da Piedade

20 de junho de 2015.

Às 7h30 do dia 20 de junho saímos do colégio Pio XII em direção à Serra da Piedade, na cidade de Caeté. Passando pelo Bairro Floresta entraram no ônibus as ex-alunas daquela região: ao todo éramos 32 pessoas. Quatro Irmãs faziam parte do grupo: Ir. Heloisa Pereira Rocha, delegada da União Pio XII, Ir. Maria José Gontijo que dá aula de Bíblia para as ex-alunas e Ir. Francisca Gomes Moreira. Eu, Ir. Antonia Ponzzo Dutra, delegada Inspetorial para a Família Salesiana, sorteei quatro terços fosforescentes. Ivone Paula de Oliveira, Presidente da União Pio XII, fez um sorteio de prendas de modo que cada participante recebesse uma lembrancinha. Anna Edith Bellico da Costa Presidente da Federação de ex-alunas e sua irmã Alba Sônia Belico Ribeiro, tesoureira da federação, chefiavam o grupo. A viagem foi bela, tendo como paisagem as serras de Minas. Chegando ao alto da Serra da Piedade encontramos as três irmãs Fonseca, o Antônio Elias Nahas, marido da Enice Fonseca Nahas, secretária da federação e Luís Carlos de Castro, marido de Maria Fonseca de Castro, que não pode participar porque está doente. Fomos para a lanchonete tomar um chocolate quente com biscoito de queijo. foi reconfortante pois a serração e o frio eram bem fortes!

Em seguida, fomos para a casa do Peregrino e ali, Ir. Antonia, passou os slides da Estreia do Reitor Mor Pe Angel Fernandez Artime: Como Dom Bosco, com os jovens e para os jovens, E especialmente os mais pobres. O capitulo 4º é o ponto central da Estreia:

4.1. COM OS JOVENS: vivendo com eles e entre eles: ENCARNAR o carisma salesiano.

4.2. COM OS JOVENSdemonstrando-lhes a nossa predileção pastoral. .

4.3. PARA OS JOVENS: Especialmente os mais pobres: O Papa Francisco nos pede para estarmos na periferia. Dom Bosco veio da periferia (os Becchi), viveu na periferia (Valdocco), foi a Mornese uma periferia. 4.4. PARA OS JOVENS: Porque queremos testemunhar um modelo de referência de crentes e adultos. 4.5. PARA OS JOVENS: Porque é a oportunidade de um encontro pessoal e se sentirem acompanhados: é umaoportunidade para caminhar com eles a fim de retornar a Jesus: o Evangelho, uma Boa-Nova.

4.6. ...porque os jovens são um dom para nós. Pe. Angel Artime: “Arrisco-me a dizer que são os jovens, as jovens, especialmente os mais pobres e carentes, que nos salvarão”.

Compromissos desafiadores: capacidade de escutar, coragem e audácia de promover um diálogo “horizontal” com os jovens, uma atitude de “aprendiz”. Acolher as urgências juvenis que batem à nossa porta; promover a acolhida dos jovens escutando “os gritos da alma”; estimular os jovens em seus sonhos para promover a ação, a colaboração e a busca de sociedades melhores.

O interesse do grupo era muito grande! Tivemos um tempo para rezar e refletir os conteúdos.

Após o almoço, colocamos o canto: “Fica conosco, Senhor”, que lembra os discípulos de Emaús. Foi lido o trecho do evangelista São Lucas 24, 13-35. A seguir, muitos ficaram ali na sala da casa dos Peregrinos. Algumas foram à capela de São José.  Por volta das 14 horas nos reunimos para a partilha das reflexões que foi muito rica. Às 14 h 40 fomos para o Santuário de Nossa Senhora da Piedade para a participação na Celebração Eucarística. Ao nosso grupo se uniram alguns peregrinos e muitos homens, coordenadores do “Terço dos homens”, uma devoção que se espalhou pelo estado e pelo Brasil. Após a Missa, houve uma aspersão com água benta e bênçãos dos objetos. Ao sairmos do santuário uma neblina densa a rasteira nos surpreendeu. Não foi possível tirar uma foto do grupo... uma pena! Somente as quatro  ex-alunas de Contagem registraram este dia de orações, reflexões e muita fé, nesta Senhora da Piedade que é a padroeira do nosso estado de Minas Gerais! Voltamos para casa alegres e felizes!  

Ir. Antonia Ponzzo Dutra – delegada das Ex-Alunas e dos Ex-Alunos da Inspetoria

Madre Mazzarello - BBH