Relatório da V Assembleia Ordinária Confederal

Confederação Mundial da Associação de Ex-Alunas e Ex-Alunos das Filhas de Maria Auxiliadora.

Mornese, 10 a 17 de agosto de 2015

Vindas/os de todas as partes do mundo, chegamos a Milão durante o dia 10 de agosto de 2015, com alegria no coração e muita esperança! A cada momento encontrávamos FMA ou ex-alunas/os e nos cumprimentávamos felizes. Éramos: muitos e muitas... Às 15 h 30 chegaram as conduções que nos levaria a Mornese. Um outro grupo, chegou via trem e foi também levado a Mornese: 250? Mais? Não sei dizer o número total. Cada uma/um trazia dentro de si o desejo de visitar os lugares de Dom Bosco e de Madre Mazzarello e ser fiel ao carisma a nós trasmitido!

A viagem foi maravilhosa: alegria, festa, júbilo, esperança e confiança. Em Mornese fomos recebidas pela Ir. Maria Luisa Miranda, conselheira geral para a família Salesiana e Ir. Maritza Ortiz, delegada mundial da Associação de Ex-Alunas/os. Na casa de Espiritualidade, nos Mazzarelli, ficou o grupo maior, e no “Colégio” ficou um grupo menor além de alguns que ficaram numa hospedaria... Em todos estes lugares um coração salesiano nos esperava com carinho, deixando tudo para que pudésemos aproveitar destes dias de grande graça! Depois de nos alojarmos fomos para o salão onde o conselho confederal e as/os ex-alunas/os de Mornese nos receberam dando as Boas Vindas.

A terça feira, 11 de agosto foi dedicada a um tour Mornesino: Collegio e Mazzarelli. Pela manhã percorremos “i Mazzarelli”: 1ª parada: casa do tifo: ali desabrochou a vocação de Main: não podendo mais trabalhar nos campos, decidiu com Petronilla, aprender costura e se dedicar às jovens mornesinas. 2ª parada: Um quadro de Nossa Senhora Auxiliadora que guarda na memória dois milagres. Um deles: Ercolina Mazarello ficou curada de uma paralisia. 3ª parada: casa do sarto onde Main aprendeu a costurar com um alfaiate: coisa não comum naquela época, porque somente os homens aprendiam este ofício! 4ª parada: o “collégio” que até 1879 abrigou primeiras Irmãs que deram origem a congregação das FMA. No ano de 1879 as Irmãs foram morar em Nizza Monferrato. Os mornesinos pediram que as Irmãs voltassem e elas retornaram por algum tempo ainda. 5ª parada: o Comunio – ca di mongue – no dialeto mornesino. Por alguns anos as Irmãs moraram ali tendo escola materna, elementar e o oratório. Dom Bosco vendeu o colegio para os Marchesi. Somente em 1950 que as FMA readiquiriram o colegio. No comunio vimos o escudo do município: uma cruz, que lembra a santidade de Madre Mazzarello e uma estrela que é a luz que Maria Mazzarello ilumina o povo de Mornese. Estas explicações foram dadas por Marco, um ex-aluno que foi prefeito do lugarejo. 6ª parada: casa de Teresa Pampuro: início da empresa de Maria Mazzarello. As mornesinas desejavam casar e ter filhos. Main não pensava assim: a presença desta moça cristã era prática, operativa, empenhada, compromissada; exemplo de um protagonismo feminino social. 7ª parada: casa da Maccagno,  onde funcionou o primeiro oratório em 1863. 8ª parada: A Paróquia, onde Dom Pestarino preparou o primeiro grupo das Filhas da Imaculada, cuja presidente era a Maccagno. Maria Mazzarello fez a sua escolha difícil: viver em comunidade em benefício das meninas do seu “paese”. 9ª parada: Borgo Alto, lugar da visão de Maria Mazzarello onde Nossa Senhora lhe disse: “A ti as confio”!

Na tarde desta 3ª feira fomos à Valponasca: um momento especial para relembrarmos tudo que Main ali viveu. Passagem pela janelinha de onde Madre Mazzarello contemplava o sacrário da paróquia, a linda capela onde reside Jesus Sacramentado, a imagem de Madre Mazzarello do lado de fora da casa, a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora que olha para a Valponasca e ao mesmo tempo, tem as costas para o povoado de Mornese, a vinha onde Maria Mazzarello trabalhou com seu pai e irmãos. Fotos, Orações, Contemplação, Sonhos! Às 17 h 30 uma celebração eucarística, ao lado da casa da Valponasca, presidida por Dom Eusebio Muñoz – delegado do Reitor Maior para a Família Salesiana. A Madre Geral Yvonne Reungoat chegou para celebrar conosco. E o conselho confederal animou esta celebração. No Ofertório cada presidente e delegada de federação levou uma bandeirinha, representando as Federações do mundo. A homilia do celebrante e as palavras de nossa Madre Geral ficaram impressas em nossos corações. Após a Celebração, os mornesinos ofereceram um lanche para todos participantes.

Às 21 horas aconteceu nos Mazzarelli a apresentação das delegações com as bandeiras de cada nação ali presente, saudações protocolares, inauguração da V Assembleia Ordinária Conferal pela Presidente Paola Staino, e Boa noite de Fabiana Prandim, presidente da “non uno di meno ONLUS”. Fomos deitar com o coração vibrando pelas emoções deste primeiro dia!

A quarta feira, dia 12 de agosto, foi dedicada a uma visita a Turim. Partimos às 7 h 30 rumo a Turim: Valdocco. Guias falando as diferentes linguas das/dos participantes fizeram o itinerário: 1ª parada: Pátio de Valdocco.  Ali Dom Bosco reuniu os primeiros oratorianos, depois de peregrinar pela cidade em busca de um lugar para reunir seus “pequenos amigos”. 2ª parada: capela Pinardi, Silêncio, Oração, contemplação, pedidos e agradecimentos. 3ª parada: Igreja de São Francisco de Sales, foi o outro local mais amplo onde Dom Bosco levava seus alunos e oratorianos para orar e celebrar. 4ª parada: camerette de Dom Bosco: aqui a emoção foi grande – percorremos os ambientes onde Dom Bosco viveu sua missão educativa e fundou a congregação dos SDB. Às doze horas participamos da celebração eucarística presidida pelo reitor Mor Don Angel Fernendez Artime. Quanta emoção na basílica de Maria Auxiliadora. A celebração foi animada pela federação Piemontesa Maria Auxiliadora e pelo coral da Federação Sacro Cuore. Todas e todos tivemos tempo para percorrer toda basílica, visitando as urnas de Dom Bosco,  de Madre Mazzarello, a capela de São Domingos Sávio e fazer nossas orações aos fundadores e ao santo jovem. Às 16 horas fizemos uma oração de entrega a Maria Auxiliadora na sede de Fundação da Associação de Ex-Alunas/os e na Igreja Sucursal “Maria Auxiliadora” Turim – Valdocco. Na volta a Mornese rezamos comunitariamente o terço em várias linguas. Após o jantar tivemos a Boa Noite da Concetta Apolito – diretora da revista “União”. Agradecemos a Maria Auxiliadora este dia de bênçãos e carinhos!

A quinta feira, dia 13 de agosto foi dedicada à Assembleia Confederal. Iniciamos com a celebração eucarística no templo de Santa Maria Mazzarello, ás 8 horas. A celebração foi presidida por Dom Tommaso Durante, SDB e animada pelas Federações da América. Às 9 horas aconteceu a oração inicial da Assembleia, orientada pelas Federações da Ásia. A seguir, a aprovação do regulamento da Assembleia e as relações da Presidente Paola Staino, da Delegada Mundial Ir. Maritza Ortiz e da Tesoureira Confederal e a aprovação das contas. Houve um impasse porque os votos do Sim superaram com apenas um voto os votos dos não e abstenção. Às 14 h 30 Madre Yvonne Reungoat nos presenteou com a palestra: “Testemunhas de alegria nas periferias do mundo”. Foi lindo! A seguir, foram ouvidas as ressonâncias e um trabalho de grupo, onde cada um dos grupos respondia a duas perguntas. O nosso grupo do Português, foi muito bom, com respostas satisfatórias e práticas. Às 17 h 30 nos ocupamos do ESTATUTO com suas alterações. Após o jantar tivemos a Boa Noite dada pelas conselheiras cessantes. E ainda, um teatro feito por ex-alunas/os Mornesinos/as. Ele nos fez reviver Main e seus conterrâneos, numa bela viagem no tempo.

A sexta feira, dia 14 de agosto, começou com a celebração eucarística no templo de Santa Maria Domingas Mazzarello. Foi presidida por Dom Tommaso Durante, SDB, e animada pelas Federações da África. Foi muito bonita, cantos, liturgia, homilia e participada com muito fervor! Às 9 horas fizemos a Oração Inicial, preparada pelas Federações Ibéricas. Durante o perído da tarde teve início e conclusão das votações sobre os Estatutos da Confederação. Às 21 h 30 Ir. Maria Luisa Miranda, conselheira geral para a Família Salesiana, deu a Boa noite, profunda, rica em salesianidade. Encerramos a noite com um “serão de fraternidade”. Cada federação apresentou um número variado, divertido, alegre e salesiano!

O sábado, dia 15 de agosto, depois de um gostoso café, participamos da celebração eucarística no templo de Santa Maria Mazzarello. O celebrante foi Dom Tommaso Durante. O Conselho Confederal animou a celebração. Este dia foi dedicado à festa da Assunção de Nossa Senhora ao céu. Todas nós participamos ativamente da celebração, cantando e louvando a Deus pelas maravilhas que fez em Maria e em cada uma/um de nós! Às 9 h 30 os participantes tiveram um momento de discernimento orientado pela Ir. Maria Luisa Miranda, Conselheira Geral para a Família Salesiana. Ir. Maritza Ortiz, delegada mundial, também deu sua contribuição neste momento tão importante da V Assembleia Confederal. A seguir foi apresentado o Regulamento eleitoral, que depois de lido foi aprovado, depois de muitas objeções e dúvidas. Após o almoço teve início o escrutínio e no final da tarde foram aprovadas as Moções Finais. Às 20 horas foi dado o resultado das eleições. E logo a seguir o novo conselho Confederal elegeu a Presidente, a Vice-Presidente, a tesoureira/o e a secretária, na presença da nossa Madre Yvonne Reungoat. Nós, que não fazíamos parte do grupo, fomos deitar pois, já era bem tarde. Deixamos assim, para saber no domingo, como ficou o Conselho Confederal.

Dia 16 de agosto, domingo, celebração da festa do Bicentenário do nascimento de Dom Bosco. Levantamos antes das 4 horas, tomamos o pacote com a primeira refeição do dia. Chegando nos Mazzarelli, ocupamos os ônibus que nos levariam a Turim – Colle Dom Bosco – para a grande festa. Chegamos lá por volta de 8 horas. Uma multidão de jovens de todo o mundo já estava lá, desde ontem! Com muita dificuldade entramos nas basílicas que estavam abrigando os pertences dos jovens. Por causa de chuva e do frio da noite, eles e as Irmãs que os acompanhavam dormiram-nas basílicas.

 

 

Mornese (Itália). De 10 a 17 de agosto realizou-se em Mornese a V Assembleia Mundial Eletiva das Ex-Alunas e Ex-Alunos das Filhas de Maria Auxiliadora com o tema Testemunhas da alegria nas periferias do mundo. 

Participaram cerca de 240 membros de 63 Federações vindas de diversas nações de quatro continentes: Argentina, Áustria, Bélgica, Brasil, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, Costa Rica, Equador, Filipinas, França, Alemanha, Japão, Guatemala, Haiti, Honduras, Índia, Itália, México, Moçambique, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, República Democrática do Congo, República Dominicana, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Tailândia, Timor Leste, Uruguai, Venezuela e Vietnam.

No dia 11 de agosto houve uma peregrinação à terra santa mornesina, dirigida por Marco Pestarino (Ex-Aluno de Mornese) e por Ir. Rosanna Costantini. À tarde, a abertura da Assembleia foi precedida pela Eucaristia celebrada na Valponasca e presidida por Pe. Eusebio Muñoz, Delegado do Reitor Mor para a Família Salesiana e com a participação especial do coral das Ex-Alunas de Mornese.  À noite houve o desfile das bandeiras internacionais e em seguida as saudações e a introdução aos trabalhos, pela Presidente Confederal Sra. Paola Staiano.

No dia 12 de agosto fez-se a peregrinação à terra santa de Valdocco. Significativo o encontro na Basílica de Maria Auxiliadora com o Reitor Mor, Pe. Angel Fernández Artime, o qual presidiu à Eucaristia juntamente com seu secretário Pe. Horacio López. O Reitor Mor exortou os presentes: Antes de ser Associação de Ex-Alunas das FMA somos Família Salesiana de Dom Bosco.  O verdadeiro fundamento de um ex-aluno e de uma ex-aluna está em reconhecer que o que recebeu em sua vida, em uma casa salesiana, são os grandes valores cristãos e humanos. A verdadeira definição de um ex-aluno e de uma ex-aluna não é colocar sua assinatura em um livro de uma associação, mas em levar no coração e com convicção os valores cristãos e salesianos que recebeu em uma casa salesiana.

No dia 13 de agosto houve o relatório da Presidente Confederal Paola Staiano, o relatório da Delegada Confederal Ir. Maritza Ortiz e a apresentação do balanço feito pela Tesoureira Confederal Maria Maghini.  À tarde Madre Yvonne Reungoat desenvolveu o tema central da Assembleia: Ser testemunhas da alegria nas periferias do mundo. «A alegria nasce de sentir-se pertencente a algo ou a alguém.  Pertencer à Associação das Ex-alunas/os reforça esta alegria. Quanto mais alto é o sentido de pertença, maior é a alegria que vem daí. Por isto, uma de suas maiores preocupações deve ser a de manter alto o sentido de pertença, para que não fique reduzido a um simples “estar juntos” como membros que se encontram apenas por motivos ocasionais.  A identidade sem pertença leva à satisfação egoísta. A pertença sem identidade pode se tornar inautêntica. Tanto em um caso como no outro a gente sente que isto não enche o coração de alegria e não move a mudança».

Depois da fala da Madre os participantes se dividiram para trabalhar em grupo, com o fim de apresentar as Moções finais da Assembleia.

No dia 14 de agosto foi aprovado o Estatuto Confederal e à noite aconteceu a recreação salesiana permeada de alegria e intercâmbios culturais, com danças e cantos. No dia 15 de agosto, festa da Assunção, Ir. Maria Luísa Miranda, Conselheira Geral para a Família Salesiana, orientou o discernimento antes das votações.  Após o seu relatório apresentaram-se à Assembleia todos os candidatos e candidatas  para o Conselho Confederal, o colégio de Árbitros e o Conselho Fiscal.  

Feito o escrutínio, o Conselho Confederal para o sexênio 2015-2021 ficou assim composto: Presidente: Maria Maghini (Lombarda Sagrada Família); Vice Presidente: Renée Seghers (Bélgica Sul); Tesoureiro: Michele Cutro (Meridional); Secretária: Rosa Maria Giordano (Sicília Catania); Conselheiras para a África: Mutita Clotilde (Congolesa) e Ana Lourdes da Conceição (Moçambicana); Conselheira para a América Central e do Norte: Maria Carmen Castillon (USA); Conselheira para os países Bolivarianos: Lourdes Magali Saavedra Espinoza (Peru); Conselheira para o Cone Sul: Maria Marcela Aman (Argentina Bahia Blanca); Conselheira para o Brasil: Maria Inês Estima Maranhão (Recife); Conselheira para a Ásia do Norte: Wongpradu Manasawee (Tailândia); Conselheira para a Ásia-Índia: Sunita De Souza (Índia Bombaim); Conselheira para a Europa Leste: Adriana Zele (Eslovênia-Croácia); Conselheira para a Europa Península Ibérica: Maria Isabel Pérez Aguilera (Espanha Madri); Conselheira para a Europa Itália: Maria Teresa Vaghi  (Lombarda Imaculada); Laura Pollino (Piemonte Maria Auxiliadora), Maria Rita Di Curzio  (Romana Santa Inês); Maurizia Panzini (Conegliano Veneto) e Olivia Furlan (Pádua).