A Festa da Gratidão em nível mundial, acontecerá no dia 26 de abril de 2016, na Inspetoria Thailandese Santa Maria Mazzarello.

O tema “Como uma guirlanda, unidas na diversidade, entrelaçamos com alegria e esperança, a oferta da vida e da missão” convida as FMA do mundo inteiro, neste momento particular de preparação da festa da gratidão, a caminharmos juntas e com os jovens, nos caminhos do amor misericordioso de Deus e a nos tornarmos sinais e portadoras de esperança e alegria.

O slogan “Uma trama harmoniosa para dizer Obrigada” expressa bem a realidade evocada do símbolo representado pela Guirlanda.

O motivo dessa escolha nos leva à tradição da Tailândia. De fato a guirlanda e a vida do povo Thai são inseparáveis, cheios de valores a serem conservados e transmitidos às novas gerações. A confecção das guirlandas requer precisão e paciência e é expressão da beleza, delicadeza, doçura, respeito, amor e confiança, traços característicos deste grande povo generoso e hospitaleiro.

Os valores espirituais que se cultivam enquanto as guirlandas são confeccionadas são a paciência, a alegria, o desapego, a ponderação, a satisfação do sucesso.

As guirlandas são feitas tecendo-se flores e folhas de várias espécies.

Observemos que a guirlanda escolhida para a festa da gratidão, inclui alguns símbolos dos quais é preciso aprofundar o significado:

O Sol: toda manhã dá nova vida à terra com ritmo simples, harmonioso, calmo, silencioso. Não se fecha em si mesmo mas envia seus raios ternos sobre o rosto de todos.

Estende o seu calor para abraçar o universo com amor gratuito, infinito e sem distinções. É a irradiação do amor de Deus Criador, Pai da terra, Pai misericordioso e paciente. Dá força e esperança para recomeçar de novo cada dia.

A Estrela: que brilha no coração da noite com luz leve, suave e terna indica o caminho a quem caminha para a meta. E quando o sol aparece no horizonte não vai embora, permanece no seu posto de serviço humilde, silenciosa, escondida, na espera de voltar a doar esperança e alegria.

O Campo: terreno vasto e fervilhante de vida. Espera a chuva do céu, a estação da semeadura do arroz, tempo de sacrifício e de despojamento. Campo aberto ao sol onde as pequenas sementes crescem e a frágil planta se desenvolve em espiga madura, pronta para doar-se em alimento.

Nesse dia o semeador e a semente se abraçam sorrindo porque deram vida, alegria e esperança ao mundo.

Finalmente a Guirlanda: muitas flores, várias cores e diferentes espécies se entrelaçam harmoniosa e artisticamente com um pequeno e simples fio. Canta uma canção de amor com a simplicidade da melodia, da diversidade do ritmo e da poesia do texto. A pequena guirlanda é você, somos todas nós unidas na harmonia de intenções e de corações para cantar um canto de amor agradecido e perene.