Retiro  é uma atividade coordenada pelo serviço de Pastoral do Instituto Auxiliadora. Já fizemos com as segundas e terceiras séries do Ensino Médio. Foi uma experiência muito linda de presença forte, de responsabilidade, participação, compromisso por parte de cada educando e como grupo. 
Penso que muito contribuirá para sua vida futura, esse momento rico de Evangelho, de experiência de Deus, que é Pai misericordioso e nos ama como filhos. Fiquei muito feliz com a participação tão linda de nossos educandos. Obrigada Jovens queridos. Ir. Ana Maria 
Seguem palavrinhas escritas por eles. Vale a pena ler: 

TERCEIRAS SÉRIE - E.M 

 

      “No dia 9 de março passamos uma manhã muito agradável de relaxamento e reflexão. Foi uma experiência muito enriquecedora para todos nós da terceira série A. Refletimos sobre o nosso caminho – Projeto de vida- e como devemos segui-lo, trilhá-lo. 
         Enfim, esse nosso encontro especial – retiro - entregou a oportunidade a nós, jovens da 3ª série, uma chance para que possamos refletir sobre todos os nossos aspectos e como viver desse dia para frente. Após o nosso tempo de reflexão, relaxamento-oração, tivemos o momento de lazer que alegrou e uniu toda a turma inclusive os que estavam fora da piscina.
      Esperamos ter mais encontros assim durante o ano, para que possamos aproveitar ao máximo esse nosso último ano”. Rafael. 3ª A.

       “Valioso é o tempo que passamos com Deus, e o nosso tempo de reflexão no retiro nos fez pensar em nossas atitudes e nos ajudou a escolher o caminho que devemos seguir, e a nunca desistir dos nossos sonhos. Obrigada, irmã Ana Maria!" 3ª A.

 

             "No dia 3, nós, alunos da 3ª B tivemos o prazer de experimentar uma manhã espetacular com nossa querida IR. Ana Maria, na qual foi possível refletir e interagir. Foi realmente um encontro pessoal conosco mesmos e com o Mestre Jesus. Agradecemos a todos que tornaram essa manhã acontecer. Obrigada!" Lawanda Lana 3ª B.

 

 

SEGUNDA SÉRIES - E.M

 

 

 

         "Na manhã do dia 15 de março, nós da 2ª série A tivemos um dia diferente das manhãs voltadas à prática do estudo intelectual, concentrando-nos nas práticas de Jesus como Homem, Filho de um Deus infinito e como nosso Irmão mais velho. A partir Dele encontramos sentido para tudo o que fazemos. O retiro é um momento que a equipe de pastoral prepara pensando em nossa dimensão espiritual. É uma prática da educação salesiana."

        "Nesse retiro aprendemos que acima de qualquer coisa, Deus é Pai, nos ama e quer que sigamos o caminho do bem, mesmo que ela apareça menos atraente e mais desafiante à primeira vista, mas com o passar do tempo, essa trilha é a que precisamos para experimentar a vida em plenitude como diz Jesus no Evangelho de João 10,10.
Nessa manhã, tivemos a oportunidade de interagirmos mais com nossos colegas, com a irmã Aba Maria, e a chance de nos conhecermos mais e conhecer também a face que Jesus quer que mostremos no cuidado da nossa Casa Comum, nosso Planeta." Júlia Silva e Amanda da Cunha – 2ª A

 

         “O amor é sofredor, é benigno. O amor não é invejoso, não se vangloria, não se ensoberbece... não busca seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; ... O Amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 1 Cor 13 4-7. 
          Em nossa manhã de espiritualidade assumimos um compromisso pessoal e com o grupo. Para conseguir cumprir o que prometemos, assumimos, é preciso muito amor no coração. Pois o amor supre, cura, perdoa tudo. E o maior modelo e inspiração de amor é Jesus." Júlia Abrão, Júlia Martins, 2ª B.

 

           “No dia 17 de março, nós da 2ª C participamos do Retiro, um momento de reflexão que foi preparado com tanto carinho pela irmã Ana Maria. Ela refletiu conosco um tema de grande relevância no atual momento em que vivemos: “Qual a nossa contribuição para que o mundo- Silvânia - seja melhor”? Como eu, jovem educando posso contribuir mudando a minha casa, a minha escola, a minha vida? Concluímos que devemos pensar bem antes de tomar decisões... refletimos também sobre a importância de perdoar. Encerramos com momentos de meditação que nos permitiu reforçar os laços com Jesus e com o nosso eu interior." Guilherme e Vitória 2ª C