Encontro Local de ex-Alunas do Colégio Pio XII – 11 de Março de 2010.

       Ir. Antonia Ponzzo Dutra recebeu as ex-alunas na sala de multimeios do colégio Pio XII e comentou:”Mostra-nos o Senhor”: é o pedido dos gregos a Filipe (Jo 12,21). Eles desejavam encontrar-se com Jesus e se serviram da mediação dos apóstolos André e Filipe. A Estréia para 2010 convida os vários grupos da Família Salesiana a se dedicarem ulteriormente à evangelização dos jovens.

      “Como já anunciamos no encerramento dos Dias de Espiritualidade da Família Salesiana, há como pano de fundo o centenário da morte do Bem-aventurado Pe Miguel Rua, I Sucessor Dom Bosco. A Estréia para 2010 tem como ponto de partida o ano paulino apenas encerrado e o Sínodo da Palavra, durante o qual desenvolvi o trecho lucano dos discípulos de Emaús, visto como modelo, tanto pelos conteúdos quanto pelos métodos, de evangelização dos jovens» – explica o mesmo Reitor-Mor em uma breve ficha de comentário ao tema da Estréia.

       “Após o apelo do ano passado, quando convidei a Família Salesiana a viver e agir como "movimento" para ser mais visível, mais significativa e mais eficaz no serviço da salvação dos jovens, em 2010 gostaria de vê-los animados do mesmo espírito e envolvidos num projeto compartilhado: anunciar o evangelho aos jovens e levá-los assim ao encontro pessoal com o Senhor Jesus”.

«Senhor, queremos ver Jesus». À imitação do Padre Rua,
como discípulos autênticos e apóstolos apaixonados,
levemos o Evangelho aos jovens.

Na bela missão de acolher, encarnar e comunicar a Palavra de Deus, Maria é nossa mãe e mestra, porque – como diz S. Agostinho – Ela concebeu o Filho no espírito antes que na carne. De fato, no evangelho de Lucas, Maria é apresentada como aquela que, ao anúncio do Anjo, responde com abertura extraordinária: "Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra" (Lc 1,38). Maria é modelo do discípulo que, diante dos acontecimentos que vê e não consegue entender, conserva todas aquelas coisas e as medita em seu coração (cf. Lc 2, 19). No início do ministério do seu Filho, nas bodas de Caná, Ela convida os servos a "fazer tudo o que ele disser" (Jo 2,5), e durante o ministério está entre os discípulos que "ouvem a Palavra de Deus e a observam" (Lc 11,27-28). Chegado o momento da paixão, Maria está aos pés da cruz, compartilhando até o fim o abandono, a recusa e o sofrimento do Filho, e recolhendo cuidadosamente o seu testamento: "Mulher, eis o teu filho" (Jo 19,25-27). Enfim, depois da ressurreição, persevera em oração com os discípulos à espera do Espírito Santo prometido (cf. At 1,14). Eis o nosso modelo de discípulo e apóstolo da Palavra.(Estréia pág. 14 e 15).

0 trecho Evangélico dos discípulos de Emaús   (Lc24,13-35), apresenta para nós a meta, o método, o motivo, as condições da evangelização.“Somente se formos autênticas discípulas de Jesus, capazes de estar com Ele, de nos deixarmos tocar pela sua palavra, poderemos ser sinais dEle”. Esta frase chamou a atenção do grupo de ex-alunas. Lúcia Maria frisou a importância de um aprofundamento no conhecimento de Jesus Cristo para que possamos ser sinais visíveis do seu amor pelos homens.

Terminados os comentários a delegada local Ir. Maria de Fátima Barros e a diretora do Colégio Pio XII Ludimila Maria Campolina Diniz vieram desejar as Boas vindas às ex-alunas da escola e entregar a cada uma agenda escolar e uma caneta com a marca do querido colégio. Assim o grupo se despediu animado e desejoso de colocar em prática o que o Reitor Mor propõe na Estréia de 2010.

 

Ir. Antonia Ponzzo Dutra – Delegada Inspetorial da Federação de ex-alunas e ex-alunos da Inspetoria Madre Mazzarello – Belo Horizonte 

Belo Horizonte, MG – 11 de Março de 2010.

 

 

 

 

Maria Angélica de Souza Rojas, Ir. Antonia Ponzzo Dutra, Maria Auxiliadora de Lima, Lúcia Maria Teixeira Neves, Alba Sônia Belico Ribeiro, Terezinha Auxiliadora Meireles Costa,Maria Inês Crivelari Bueno, Maria Salomé Vale Magalhães, Zeni Barros Lana e Ivone Paula de Oliveira.