Encontro Regional de Ex-Alunas Salesianas em Minas - Cachoeira do Campo - 27 de Junho de 2010.

 

Às 8 h 30 chegaram as ex-alunas de Ponte Nova com Ir. Mônica Maria Santana, delegada da União da Escola Nossa Senhora Auxiliadora e logo em  seguida as ex-alunas de Belo Horizonte e Contagem com a delegada inspetorial Ir. Antonia Ponzzo Dutra. Na porta do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora estavam algumas ex-alunas e ex-alunos de Cachoeira do Campo com a Ir. Maria da Conceição Carneiro para receberem, com alegria, os que chegavam para o Encontro Regional do estado de Minas Gerais.

Todos e todas fomos convidados/as para a área interna onde um gostoso cafezinho, chá, sucos, biscoitos e salgadinhos variados estavam sendo servidos. E também grandes e gostosas mexericas do pomar. Depois de um bate papo amigo e os cumprimentos da Ir. Raymunda Kfuri, diretora e delegada local, todos se dirigiram ao salão para o início do Encontro Regional. O ex-aluno Rodrigo da Conceição já havia preparado o canto de Nossa Senhora a, com sua imagem projetada na tela para que iniciássemos o encontro com as bênçãos de nossa Mãe e Mestra.

Ir. Raymunda deu as boas vindas a todos e passou a palavra para Terezinha Auxiliadora Meireles Costa que dirigiu a Oração Inicial, cujo tema foi:Acima de tudo o Amor. A seguir Ir. Antonia fez uma dinâmica que consistia em completar a frase: Se eu fosse..., escrita num papel previamente preparado. Foi interessante a criatividade de alguns complementos!

Prosseguindo Ir. Antonia apresentou em Power Point a Carta de Missão da Família Salesiana. Rodrigo ia passando os slides e espontaneamente alguma ex-aluna lia o texto. Foram ricos os comentários de algumas expressões: Ir. Antonia e ex-alunas ou ex-alunos também faziam observações sobre o trecho que ia sendo projetado, da Apresentação do Pe Juan Vecchi ao capitulo 4º. Ely Fonseca Dutra, vice presidente da federação, distribuiu uma cópia do texto da Carta que tinha sido projetado e em grupos ou individualmente, todos tiveram 45 minutos para sublinhar o que mais lhes chamara a atenção.

Às 11h 45 minutos, no salão os ex-alunos e Irmãs foram partilhando os pontos fortes. Um ponto muito comentado foi a necessidade cada vez maior da família tomar consciência, acompanhar e participar da preparação de seus filhos na catequese catecumenal seja da primeira Eucaristia ou da Confirmação. Outro ponto de destaque foi o testemunho do catequista ou do educador, na formação dos jovens... seja nas escolas, nas paróquias e na sociedade."Dom Bosco recordava aos seus colaboradores que trabalhassem com caridade exercida segundo as exigências do tempo", lembrou uma ex-aluna. As frases:"A honestidade do cidadão leva à fidelidade para com os valores evangélicos e a vida de bom cristão é fundamento para a honestidade social do cidadão", foram frisadas como uma relação de complementaridade: o bom cristão é honesto cidadão e o honesto cidadão é um bom cristão. Evangelizar educando e educar evangelizando vem a ser a fórmula típica que exprime a unidade da espiritualidade vivida na Família Salesiana. A imagem do Bom Pastor é característica fundamental para os que fazem a animação em vista dos outros. O apóstolo ama, ama totalmente, ama sem preconceitos.No "da mihi animas, caetera tolle está todo espírito salesiano. É a caridade apostólica, disposta a tudo perder pra salvar a todos. Maria, Mãe e Mestra fez tudo na vida de Dom Bosco. E para todo ex-aluno e ex-aluna salesiana a presença materna de Maria Auxiliadora é constante no dia a dia. Houve partilha de alguns trabalhos executados por nossos ex-alunos e ex-alunas: José Thomaz acompanha um grupo de homens que, toda segunda feira, reza o terço na Matriz. No início eram uns sete homens, hoje são mais de 150, são os Filhos de Maria. Rosálha Gomes Batista deu catequese até os 80 anos. Hoje faz trabalhos assistenciais e ajuda econômica aos mais pobres. Um gesto concreto  ficou marcado, após a reflexão da Carta da Missão: vão arranjar cobertores para pessoas pobres de cachoeira do Campo que estão passando frio neste inverno rigoroso.

Às 12h15 Ir. Antonia projetou os capítulos V e VI e a conclusão com breves comentários. Enceramos a parte da manhã e fomos almoçar. Às 14h15 estávamos de volta para as brincadeiras interessantes dirigidas pela conselheira da federação Ivone Paula de Oliveira. O Recado atrapalhado fez dar boas risadas, como também o "Causo Mineiro". Um sorteio de prendas alegrou a todos participantes. Terminamos com um bingo animado: "Fonte dos desejos". Às 15h30 fomos para a capela para a celebração eucarística, presidida pelo salesiano Pe Guilherme Arthur Lacerda de Assis. Ir. Margarida Teixeira acompanhou os cantos no órgão. Ir. Mônica fez os comentários e as ex-alunas: Ely Fonseca Dutra e Terezinha Meireles Costa e a 1ª Leitura e a oração do Salmo. Pe Guilherme frisou bem a importância deste encontro como momento de formação e partilha para este grupo da Família Salesiana diretamente ligado às Filhas de Maria Auxiliadora. E o Evangelho do dia: Lc 9,18-24  focalizava o chamado a uma missão, onde nem todos respondem prontamente a este convite de Jesus. As preces foram espontâneas. E a participação de todos no Ofertório, Consagração e Comunhão foi fervorosa.

Após a celebração foram tiradas as fotos por grupos: os/as ex-alunos/as de Cachoeira do Campo, de Belo Horizonte e de Ponte Nova. Outro gostoso lanche, variado como o da manhã nos esperava...

Muitos ex-alunos e ex-alunas levaram mexericas, limões e salgadinhos para casa ou para a viagem. As despedidas foram calorosas, fazendo votos de todos se encontrarem em outubro, durante a Assembléia Geral Ordinária e Eletiva. Foi sentida a ausência da Presidente da Federação Maria Angélica de Souza Rojas, com sua nota alegre. Por motivo de compromissos com a família e a paróquia, desta vez ela não pode participar.

Participaram deste encontro: Ana Raimunda Quites, Clarice das Neves Ribeiro, José Thomaz da Costa, Maria Geralda Rodrigues, Maria José Viana, Rodrigo da Conceição Gomes, Rosálha Gomes Batista, Alba Sônia Belico Ribeiro, Águida Gomes Baião, Edy Fonseca, Ely Fonseca Dutra, Ivone Paula de Oliveira, Lúcia Maria Teixeira Neves, Maria José Guzella, Norma Jacobis, Terezinha Auxiliadora Meireles Costa, Terezinha Raslan, Zeni de Barros Lana, Vicentina Coelho Silva, Odete de Assis Gonçalves e Sylvia Costa Garavini.

Pelas 17 horas os grupos de Belo Horizonte e Ponte Nova já estavam retornando para suas atividades locais, com alegria no coração e muito empenho em vivenciar as propostas da Carta da Missão.  

 

Ir. Antonia Ponzzo Dutra - Delegada Inspetorial da Família Salesiana

Inspetoria Madre Mazzarello - Belo Horizonte - MG

 

Ex-Alunas da Escola Nossa Senhora Auxiliadora de Ponte Nova

Ir. Antonia Ponzzo Dutra, Odete de Assis Gonçalves, Sylvia Costa Garavini, Ir. Mônica Maria Santana e Ir. Carmen Sebastiana Moreira.

 

Ex-Alunas e Ex-Alunos do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora de Cachoeira do Campo.

Rosálha Gomes Batista, Maria José Viana, Ana Raimunda Quites, Rodrigo da Conceição Gomes, Ir. Raymunda Camini Kfuri, Clarice das Neves Ribeiro, José Thomaz da Costa, Maria Geralda Rodrigues e Ir. Antonia Ponzzo Dutra.

 

 

Ex-Alunas do Colégio Pio XII – Belo Horizonte – MG

Norma Jacobis, Zeni de Barros Lana, Ely Fonseca Dutra, Edy Fonseca, Ir. Antonia Ponzzo Dutra, Ivone Paula de Oliveira, Terezinha Auxiliadora Meireles Costa, Lúcia Maria Teixeira Neves, Vicentina Coelho Silva, Águida Gomes Baião e Alba Sônia Belico Ribeiro.