ENCONTRO LOCAL COM OS ASPIRANTES A SALESIANOS COOPERADORES DE

MINAS NOVAS - 3 DE AGOSTO DE 2010

Às 19 horas do dia 4 de agosto de 2010, numa das salas da obra promocional salesiana - ação social- Ir. Geralda Magela de Oliveira me apresentou e à Ir. Hélia Inácia Monteiro, inspetora da Inspetoria Madre Mazzarello o grupo de educadores e voluntários da Obra Social que estão se preparando para o compromisso de Salesianos Cooperadores. Ao todo 17 pessoas, sendo que dois deles não puderam estar presentes por causa de outro compromisso que não podia ser adiado.

Depois de dar as Boas Vindas conversei com eles sobre a proposta que já conheciam através dos vários encontros que Ir. Geralda tinha feito com eles. Falamos sobre a grande Família Salesiana agora com 28 grupos aprovados e acompanhados pelo Reitor Mor Pe Pascual Chávez Villanueva. Distribui um Folder intitulado: Dom Bosco e a Família Salesiana. Fiz um breve comentário sobre os grupos que surgiram enquanto Dom Bosco era vivo: Sociedade Salesiana de São Francisco de Sales, Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, Associação dos Salesianos Cooperadores, Associação da Maria Auxiliadora e Ex-Alunos e Ex-Alunas de Dom Bosco. Alguns ex-alunos mais antigos do Oratório de Turim se reuniram na festa de São João Batista, onomástico de Dom Bosco, para oferecerem ao educador e pai um pequeno coração, símbolo do amor e gratidão que tinham para com esse amigo que fora para eles um pai. E este grupo acrescido de muitos outros, como também das ex-alunas de Nizza Monferrato, ex-alunas das FMA, foram os dois aprovados como grupos da Família Salesiana por Dom Felipe Rinaldi em 1908.

Depois de uma explicação do ser Salesiano Cooperador passei um Power Point apresentando a Família Salesiana nos seus 28 grupos. Os três fundamentais, que Dom Bosco quis como suporte para os outros: SDB (Salesianos de Dom Bosco), as FMA (Filhas de Maria Auxiliadora) e os SSCC (Salesianos Cooperadores) que fazem seu compromisso intitulado Projeto de Vida Apostólica (PVA). Ir. Hélia frisou que não se assustassem porque estavam fazendo uma experiência para ver se posteriormente aceitariam viver como Salesiano/a Cooperador/a. E eu frisei que também os Salesianos e nós, salesianas temos um longo processo de formação. A cada slide um comentário apropriado. Há grupos que nasceram logo após a morte de Dom Bosco, outros apresentam um forte carisma missionário, outros ainda surgiram nas Américas, na Índia, na Europa e na China. Todos têm as características comuns do carisma salesiano, priorizando a educação dos jovens menos favorecidos da sociedade.

Logo após a projeção Ir. Hélia conversou com o grupo e foi animando cada um a dizer o que ficou importante após a apresentação. E os testemunhos foram muito bons:

"É importante saber que no mundo inteiro os jovens são cuidados por todos esses grupos da Família Salesiana. Eles transmitem amor, esperança aos que sentem falta destas virtudes. Vimos e admiramos o trabalho de Dom Bosco e de Madre Mazzarello vividos aqui pela presença significativa da Ir. Ana Maria Ortelli, missionária que veio há 36 anos para Minas Novas e aqui ficou. Criou raízes e estendeu seus ramos... Muitas outras Irmãs vieram, foram embora deixando sua marca, outras, como Ir. Geralda, foram e voltaram para dar seu testemunho aqui novamente.É um trabalho lindo!

Quem sou eu para chegar até lá e também participar desta Família Maravilhosa!O carisma para mim é humanismo, justiça. No trabalho salesiano vemos dedicação, empenho, organização, amor à juventude. Nossa cidade sente o efeito da presença salesiana com esta bela assistência social: 2 creches e 3 programas de inclusão social: não temos crianças na rua!

Constatando o tamanho da espiritualidade de tantos grupos me questiono: será que tenho a capacidade de vivenciar tudo isto? O carisma salesiano vem da Igreja e é um bem para a Igreja.

Deus é o pilar de todos nós: fiz a primeira comunhão e me preparei para a Crisma. Depois deixei de freqüentar a igreja. Numa quinta feira senti vontade de participar da celebração eucarística e continuo participando, sem precisar de minha mãe me falar para ir à igreja, como antes. O carisma salesiano me tocou!O carisma salesiano me marca muito e me dá força para superar as dificuldades, a coragem para dizer sim. É um processo contínuo. E agora é a nossa vez de vivenciar e dar continuidade a este carisma.

Um dia a música sobre Zaqueu chamou a minha atenção: perguntei à minha mãe quem era ele e ela não soube. Pesquisei então na internet, gostei e me toquei pela pessoa de Zaqueu. Certo dia, deixei o texto da acolhida e resolvi falar para meus alunos sobre a história de Zaqueu. E a Ir. Ana Maria passou perto da sala e ficou escutando e gostou também.

Nos grupos se nota a preocupação com a educação da juventude. Jesus e Maria são duas devoções fortes. Vendo as obras, o que marca é a presença viva e ativa para com os mais necessitados. Onde as Irmãs estão presentes elas fazem a historia e assim os sonhos de Dom Bosco e de Madre Mazzarello se multiplicam".

Ir. Hélia distribuiu um chaveiro e uma medalhinha de Nossa Senhora e Ir.Geralda deu um bombom para cada um dos presentes. Ir. Antonia deu ainda duas folhas com a explicação de como começou a Associação dos Salesianos Cooperadores e como é sua organização.

Estavam presentes:

1.Ailton Carlos Cordeiro

2.Claudia Rodrigues Lopes,

3.Cleuson Marconi Alecrim,

4.Dener Alvarenga Freire,

5.Diorjenes José Soares,

6.Elza Soares Teixeira,

7.Fernando Fernandes Costa,

8.José Maria Rosário Ramos,

9.Maria Cristina Roque,

10.Maria Isabel Lages Mota,

11.Maria Rita Mota Cristianismos,

12.Orlinda Maria Lopes Rocha,

13.Rosenda Maria Sena Cordeiro,

14.Sávio Ricardo de Araújo,

15.Vanda Aparecida Gomes Silva,

16.Vilma das Graças Evangelista.

Não puderam comparecer:

Maria Santa de Oliveira, Dalmir Lenício Pires e Cláudio Grillo.

Que Nossa Senhora Auxiliadora abençoes a todos e os faça crescer cada vez mais no amor a Dom Bosco e Madre Mazzarello seguindo suas pegadas na vivência do carisma salesiano nesta linda cidade do nordeste de Minas Gerais.

 

Ir. Antonia Ponzzo Dutra - Delegada da Família Salesiana

na Inspetoria Madre Mazzarello - Belo Horizonte, 6 de agosto de 2010.