FESTA MUNDIAL DA FAMÍLIA SALESIANA EM BELO HORIZONTE: DIA 14 DE AGOSTO DE 2010

 

Pe Brocardo assim retrata Dom Bosco: "Alegre e austero, fraco e respeitoso, humilde e magnânimo, tradicional e moderno, otimista, previdente, diplomático e sincero, corajoso; educa prevenindo e previne educando".

Às 15 horas do dia 14 de agosto de 2010, nos reunimo-nos como Família Salesiana, no colégio salesiano, para celebrar os 195 anos do nascimento de Giovanni Bosco, que se tornaria o grande educador da juventude e fundador da grande Família Salesiana. De todos os bairros da cidade chegaram: salesianos, salesianas, formandos e formandas, salesianos cooperadores, Voluntário com Dom Bosco, Voluntárias de Dom Bosco, ex-alunas e ex-alunos dos SDB (Salesianos de Dom Bosco) e das FMA (Filhas de Maria Auxiliadora), e membros da Canção Nova. O motivo era nos conhecer como grupos da Família Salesiana e celebrar o Dia Mundial da Família Salesiana.

Na sala de multimeios Pe Jurandyr Azevedo Araújo recebeu as pessoas dos diversos grupos e convidou o Pe Hélio Comissário da Silva para dar as Boas Vindas a todos. A seguir o Salesiano Cooperador Joaquim Augusto de Carvalho iniciou a Celebração da Palavra toda baseada nas Estréias do Reitor Mor para 2009 e 2010 e nas Cartas da Comunhão e da Missão. Na oração lembramos que o Reitor Mor escreveu: "Após o apelo do ano passado, quando convidei a Família Salesiana a viver e agir como "movimento" para ser mais visível, mais significativa e mais eficaz no serviço da salvação dos jovens, em 2010 gostaria de vê-los animados do mesmo espírito e envolvidos num projeto compartilhado: anunciar o evangelho aos jovens e levá-los assim ao encontro pessoal com o Senhor Jesus".

A leitura bíblica foi a da Missa de São João Bosco. Houve um momento de preces comunitárias onde a pessoa de um grupo rezou para outro grupo da Família Salesiana. Depois de rezarmos as palavras particularmente significativas para Dom Bosco e para Madre Mazzarello, passamos à apresentação de cada grupo.

Em primeiro lugar as 7 Filhas de Maria Auxiliadora se apresentaram pela fala da Ir. Antonia Ponzzo Dutra que focalizou o Instituto fundado por São João Bosco como monumento vivo de gratidão a Nossa Senhora Auxiliadora que tudo fizera em sua vida. Irmãs e formandas cantaram o Hino do Instituto. A seguir Maria Angélica de Souza Rojas apresentou a Associação de Ex-Alun@s das FMA. Zeni Barros Lana recitou um soneto composto por ela em homenagem a Dom Bosco, em dezembro quando a urna de Dom Bosco visitou a Inspetoria São João Bosco. A seguir, as irmãs e os irmãos Fonseca cantaram 3 cantos ao som do violão.

Pe Márcio Teodoro da Silva, em nome dos salesianos presentes, cantou dois cantos em inglês com uma voz possante e cativante. Ele e os Fonseca levaram a platéia a acompanhar com entusiasmo os cantos.

Rosa Maria Aguiar apresentou as Voluntárias de Dom Bosco, Instituto secular fundado por Dom Filipe Rinaldi em 1917.

Warley Eduardo Matias se apresentou como Voluntário com Dom Bosco, outro Instituto secular e que já está presente nas Inspetorias São João Bosco e São Luiz Gonzaga.

Ângela Lara, salesiana cooperadora, apresentou o grupo dos SSCC que fazem a promessa de seguir o carisma de Dom Bosco na educação popular e que está presente em todas seis inspetorias dos salesianos do Brasil.

  A Canção nova, grupo mais novo da Família Salesiana, fundado pelo salesiano Pe Jonas Abib, também  apresentou o trabalho desenvolvido através dos meios de comunicação social. Há várias comunidades no Brasil todo, sendo uma delas em Belo Horizonte.

Eder Paulo Senhorinho, ex-aluno de Dom Bosco, apresentou a associação dos ex-alunos salesianos com presenças significativas em todo o Brasil e com um trabalho junto as obras sociais dos salesianos, tendo vários grupos jovens em Belo Horizonte. Foi muito bom tomar conhecimento do lindo trabalho desenvolvidos por estes 8 grupos que perpetuam o carisma salesiano no Brasil.

Os ex-alunos fizeram uma apresentação de um teatro muito significativo e uma dança de rua bem rápida e ritmada.

Terminada a Oração todos nos dirigimos para um grande salão onde estava servido um gostoso coquetel. E foi uma oportunidade para o entrosamento das pessoas e dos grupos da família salesiana. O evento foi registrado por muitas fotos e ficou gravado na memória de todos participantes e atuantes. Neste ano de 2010 o grupos dos participantes foi bem maior que o de 2009.

 

Ir. Antonia Ponzzo Dutra - Delegada da Família Salesiana da Inspetoria Madre Mazzarello

Belo Horizonte, 16 de agosto de 2010.