Encontro Local com as ex-alunas do Colégio Pio XII - Belo Horizonte - MG - 17 de Março de 2011


Às 14 horas do dia 17 de março de 2011 as ex-alunas: Ely Fonseca Dutra, Anna Edith Belico da Costa, Edy Fonseca, Alba Sônia Belico Ribeiro, Maria Angélica de Souza Rojas, Terezinha Moreira Raslan, Maria José Guzella, Maria Salomé Valle Magalhães, Elza Terezinha do Carmo, Heloisa Aurora Belico da Costa, Léa Lucila de Lima Fontes, Jaiza Amarante Guimarães, Irinéa Alves Coutinho, Lúcia Maria Teixeira Neves e Maria Inês Crivelari Bueno chegaram para um encontro com a delegada inspetorial da Família Salesiana Ir. Antonia Ponzzo Dutra. Depois das saudações de costume cada uma se apresentou porque no grupo havia duas ex-alunas convidadas a participar. Foram apresentados alguns trabalhos de ex-alunas que os fazem para o Bazar em outubro. O dinheiro que arrecadam fica para a creche Madre Mazzarello do bairro Nova Cintra.

Ir. Antonia convidou a grupo a se reunir na sala de Multimeios para ver o DVD da estréia do Reitor Mor Pe Pascual Chávez Villanueva para este ano de 2011. Depois de recordar o que é a Estréia para a Família Salesiana Ir. Antonia apresentou o tema: "Vinde e vede" - a necessidade de convocar. "Eis o Cordeiro de Deus!" "Que procurais?" "Rabi, onde moras?". O Reitor Mor diz: "Sentimos hoje, mais forte do que nunca, o desafio de criar uma cultura vocacional em todos os ambientes, de modo que os jovens descubram a vida como chamado,  e toda a pastoral juvenil seja realmente vocacional. Isto exige ajudar os jovens a superar a mentalidade individualista e a cultura da autorrealização, que os leva a projetar o futuro sem colocar-se à escuta de Deus; isso também exige envolver e formar famílias e leigos".

Pe Pascual nos convida a sermos "verdadeiros guias espirituais para os jovens, como João Batista que indica Jesus aos seus discípulos:"Eis o Cordeiro de Deus!"Os discípulos acompanharam Jesus e este lhes pergunta:"Que procurais?". Os discípulos querem conhecer Jesus e perguntam: "Rabi, onde moras?" Jesus então os convida a fazer um experiência de convivência com Ele: "Vinde e vede".

Na primeira parte, o Reitor Mor faz o convite de retornar a Dom Bosco na sua paixão pela juventude ajudando-os  na formação humana e cristã. Assim ele formou centenas de jovens que, atraídos pelo jeito de Dom Bosco se tornaram religiosos e sacerdotes, num ambiente pouco favorável e até adverso ao desenvolvimento das vocações eclesiásticas. A segunda parte, mais longa, fala de uma urgência previa: criar e fomentar a cultura vocacional. Na terceira parte Pe Pascual trata dos  aspectos que têm significatividade especial na animação e na proposta vocacional.

Terminada a projeção, Ir. Antonia convidou as ex- alunas a comentar o que acabavam de ver. Anna Edith lembrou que crianças e jovens de hoje não recebem uma educação adequada em casa e que na sua paróquia enquanto as catequistas cuidam da preparação para os sacramentos ela reúne os pais e conversa com eles sobre a educação familiar. Lúcia Maria também citou o trabalho feito na sua paróquia: é necessário educar em todas as faixas etárias. Outras ex-alunas falaram da violência urbana causada pelas crianças que são criadas na rua, enquanto seus pais ou só a mãe estão trabalhando o dia todo. Foi lembrado que há crianças e jovens que perderam o sentido da vida...Este é o campo de trabalho que precisamos atingir.

Terminados os comentários o grupo fez pose para umas fotos e todas nos dirigimos para a sala das ex-alunas: um cafezinho com bolo, preparado pela Terezinha Raslan nos esperava. Lá estava a delegada da União Pio XII, Ir. Heloisa Rocha, que não pode participar do encontro na sala de multimeios. Todas saíram contentes!

Ir. Antonia Ponzzo Dutra - delegada para a Família Salesiana - Inspetoria Madre Mazzarello - Belo Horizonte - MG