Encontro Local com as ex-alunas da Escola Nossa Senhora Auxiliadora-Ponte Nova - MG - 23 de Março de 2011

Às 16h30 do dia 23 de março Ely Fonseca Dutra, presidente da federação e eu, Ir. Antonia Ponzzo Dutra, delegada da federação, nos reunimos com  as ex-alunas: Dalci Pereira Rodrigues, Sylvia de Almeida Costa Garavini, Arlete Jalles da Silva, Célia Gomes Latini Dutra, Terezinha Jalles da Silva Lana e Neide Caldas Graça para um encontro local. Ir. Mônica Maria Santana, diretora da escola e delegada local da União de ex-alunas, nos recebeu com carinho e encaminhou para a sala de multimeios para ver o DVD da Estréia do Reitor Mor, Pe Pascual Chávez Villanueva para este ano de 2011.

Após ver o DVD nas suas três grandes partes; 1. Retornar a Dom Bosco; 2. Urgência; criar e fomentar a cultura vocacional; 3. Conclusão: Beleza e atualidade da Vocação Salesiana.

Ir. Antonia abriu o debate recordando as duas Estréias de 2009 e 2010, dizendo que esta é mais difícil e desafiante;"Vinde e vede" necessidade de convocar. "Eis o Cordeiro de Deus!" Que procurais? "Rabi, onde moras?"

Célia Latini Dutra comentou a dificuldade em dialogar com os jovens: eles não querem escutar, estão ocupados em muitas atividades e não têm tempo para parar e refletir. Ir. Mônica lembrou o subjetivismo atual: cada          pessoa tem seu aparelhinho para escutar as suas músicas preferidas e se isolam num mundo individual através da internet. Possuem redes sociais de amigos "on line"; msn, face boock, yorkut e outras. É preciso chamar, ingressar no mundo deles.

Arlete Jalles disse que é preciso convidar e muitas vezes  eles atendem; e contou que seu filho, afastado da igreja, ela chamou para uma oração em comum na sua casa, ele  foi, participou e  gostou.

Sylvia Costa Garavini informou que a paróquia São Pedro tem 80 grupos de círculos bíblicos e que fazem a partilha após encontros semanais em grupos menores. Na sua casa, todas as 5ª feiras se reúne um grupo de Oração e Vida.

Terezinha Jalles disse que um netinho de 10 anos foi passar uns dias de férias em sua casa e á tarde chamou os avós para rezarem o terço em família. São estes sinais luminosos que não podemos ignorar.

Ely Fonseca Dutra falou que não podemos cruzar os braços; devemos chamar, insistir e não desanimar nunca.

Ir. Antonia lembrou a 1ª parte; retornar a Dom Bosco; os tempos difíceis que ele viveu, uma igreja fechada no seu sacerdócio que não dava atenção aos jovens. Dom Bosco fez uma árdua caminhada para chegar a ser padre dos jovens, ajudando e acolhendo a todos.

Foram lembradas as associações, os grupos juvenis dos anos anteriores Hoje temos o associacionismo, AJS e o Voluntariado: um novo jeito de atrair o jovem.

Logo a seguir fomos para uma sala vizinha, registramos o encontro com fotos do grupo e fizemos um gostoso lanche enquanto conversávamos sobre as diversas ocupações e empenhos das ex-alunas nas comunidades, paróquias e na sociedade.

Cada ex-aluna se despediu agradecendo e nós duas fomos para a residência das Irmãs nos preparar para a celebração da eucaristia na linda capela da Escola Nossa Senhora Auxiliadora: o nosso querido colégio!


Ir. Antonia Ponzzo Dutra - delegada da Família Salesiana da Inspetoria Madre Mazzarello - Belo Horizonte, 28 de março de 2011.