Encontro Local com ex-alun@s da União Ir. Eunice Grossi de Cachoeira do Campo - MG 29 de maio de 2011

 

Pelas 10 horas da manhã do dia 29 demaio de 2011 eu, Ir. Antônia Ponzzo Dutra, Ely Fonseca Dutra, Anna Edith Belico da Costa, Edy Fonseca e Alba Sônia Belico Ribeiro, saímos de Belo Horizonte para realizar um Encontro Local com ex-alunos da União Ir. Eunice Grossi de Cachoeira do Campo.

Fomos recebidas com carinho pela Ir. Gisélia Rodriguês de Souza, diretora da comunidade e delegada da União e por todas as Irmãs da comunidade do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora. Almoçamos com a comunidade e às 14 horas estávamos recebendo os ex-alunos e ex-alunas que chegavam.

Ir. Gisélia apresentou o grupo do Conselho da federação e cada ex-aluno/a também se apresentou. Rodrigo fez a Oração Inicial e Ir. Antônia falou da alegria de estar com eles e da caminhada dos encontros locais em Minas e no Planalto que estavam quase encerrados. Em todas Uniões foi apresentado o DVD da estréia do Reitor Mor, Pe. Pascual Villanueva, para toda Família Salesiana neste ano de 2011.

Terminada a apresentação da Estréia, a presidente da federação, Ely Fonseca Dutra dirigiu a reflexão sobre o conteúdo visto. Rosalha Gomes Batista falou que os jovens de hoje não convivem com padres e religiosos e que na paróquia não há grupo de jovens. Ely acrescentou que também muitos pais de hoje não têm tempo para conviver com seus filhos. Há tantos atrativos: novelas, os trabalhos de casa, e assim não há tempo para conversar. Precisamos aprender a conviver com os jovens e aprendermos muita coisa com eles.

Anna Edith falou que muitos pais de hoje não são referência para os jovens. Eles querem ser jovens também e se esquecem de que os jovens querem ter referência porque precisam de ver no adulto uma pessoa equilibrada em quem possam confiar. O jovem quer ser acolhido e corrigido. Fomos chamados, e este chamado exige uma resposta.

O jovem está ficando sem direção porque não acha padres para escutá-los. A Estréia fala da vocação à vida, vida religiosa, vida matrimonial e da vocação cristã á qual todos somos chamados. Não tendo o casamento feliz, também não haverá vocação á vida religiosa e sacerdotal. Hoje o jovem tem muitos atrativos: pornografia, violência, droga, sexo... e precisa de alguém que o ajude em suas escolhas. O DVD fala da Vocação à vida religiosa, vocação para pai e Mãe de família, vocação para exercer o chamado de Deus à vida numa missão.

Uma ex-aluna lembrou-se da história do rei que foi contada pelo Reitor Mor: um pajem permaneceu fiel ao rei porque se dever era servir o rei. E nós? Somos fiéis a Deus?

Ely acrescentou: a oração é muito necessária, é a mola principal da vida. Rezar é estar em sintonia com Deus, estar sempre antenado com Deus. E falou da sua paróquia: no dia 24 de maio ex-alunos e ex-alunas salesianos fizeram oferta de flores a Nossa Senhora e coroaram a imagem de maria, com entusiasmo e alegria que são próprios do espírito salesiano, porque na paróquia há muitos ex-alunos.

O José Thomaz falou do terço dos homens semanalmente, todas as quartas-feiras se reúnem mais de 200 homens para rezar. também as mulheres se reúnem nas quintas-feiras para esta devoção a Nossa Senhora, tão própria de  Minas gerais: coroações e homenagens á Mãe do cé.

Anna Edith também deu um testemunho de sua paróquia: as catequistas estavam preparando as alunas para a coroação, mas não conseguiram disciplina. Heloisa Aurora, sua irmã, assumiu os ensaios de cantos, fez as crianças refletirem a letra do que estavam cantando e em pouco tempo o grupo estava cantando bonito e a coroação da imagem de NOssa Senhora foi muito bonita.

Concluindo, Ely falou: ser ex-aluno, ex-aluna é ser sal para dar o sabor e ser luz para assim com entusiasmo e alegria fermentar a sociedade. Ir. Antônia concluiu a reunião lembrando o encontro regional e distribuindo um tercinho com a medalha de Nossa Senhora Auxiliadora para todos os participantes do encontro.

A comunidade do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora ofereceu café, sucos, biscoitos, bolos e frutas para todos. E com alegria nos despedimos deste grupo promissor e fiel.

Ir. Antônia Ponzo Dutra - Delegada da federação de ex-alunas e ex-alunos da Inspetoria Madre Mazzarello de Belo Horizonte - MG