ENCONTRO REGIONAL DE EX-ALUNAS (OS) DE MINAS GERAIS - CACHOEIRA DO CAMPO - INSTITUTO NOSSA SENHORA AUXILIADORA - 26 DE JUNHO DE 2011

A chegada do grupo de Belo Horizonte e Contagem em cachoeira do campo foi às 08h30min para o encontro regional com os outros participantes. Fomos recepcionados pela Ir. Gisélia Rodriguês de Souza que gentilmente esperava o grupo com um café quentinho e saboroso.

A Missa foi no Oratório de Dom Bosco - presidida pelo Padre Guilherme Artur Lacerda de Assis (SDB). De volta ao Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, no auditório, fomos oficialmente saudados pela Ir. Gisélia.

Em seguida, Ana Edith Belico Costa, vice-presidente da federação, fez um dinãmica de aquecimento. Distribuiu balões coloridos, com palavras dentro e com eles fez um jogo muito interessante. Terminada a dinâmica, fez a análise dos problemas que às vezes guardamos, soltamos ou dividimos com o outro. Cada participante estourou um balão encontrando "palavras mágicas" que ajudam na convivência: FÉ, ESPERANÇA, PERDÃO, COMPANHEIRISMO, PERSEVERANÇA, AMIZADE, ALEGRIA, PACIÊNCIA, DISPONIBILIDADE. Ao final da dinãmica o grupo sentiu-se animado, contagiado.

Ivone Paula de Oliveira apresentou um trabalho sobre a "Estréia 2011" com participação de todos de forma dinãmica e interessante. As perguntas para serem respondidas por cada um dos cinco grupo foram: 1) Como Dom Bosco realizou o trabalho vocacional? 2) Como nossa vida se torna vocação? 3) Posso dizer que minha vida é aberta aos outros e a Deus? Por qu~e? 4) Vocação: Dom e Missão. Como devo vivenciar isto? 5) Como se processa a Pastoral Juvenil em sua Paróquia e Comunidade?

RESPOSTAS DOS GRUPOS: 1) Incentivar os jovens à religião. Preocupação com vocação no geral. Encaminhava jovens para outras congregações.

2) Na medida que somos capazes de reportarmos aos grandes Educadores como Dom Bosco: ele viveu num período em que a Itália passava por vários problemas. Ele trtabalhava AMOR, FÉ, e AMOREVOLLEZZA. Colocava o amor acima de tudo. Cultura Vocacional caminha com a educação. O aspecto dinãmico está impresso no sistema preventivo de Dom Bosco.

3) A experi~encia na vida dos santos. Dom Bosco acolhia primeiro os jovens para depois continuar suas tarefas. Lembrado também Dom Luciano que era sempre o último a chegar porque parava com cada pessoa que estava esperenado uma palavra de conforto do santo arcebispo de mariana. No Evangelho hoje, o seguimento e a Cruz. madre tereza de Calcutá cuidava dos pobres por amor a Deus.

4) Viver o carisma salesiano dia-a-dia. Agradecer e testemunhar o aprendizado salesiano.

5) Não havia Protagonismo Juvenil em nenhuma das paróquias do grupo. Sugestões para lidar com jovens: ajudá-los a perceber os seus valores, anseios e projetos; nós somos instrumentos: o Espírito Santo é que age; não levar pronto para os jovens, mas pistas para o trabalho a ser realizado. Ivone disse que a crise das vocações pode estar no estilo de vida que está vivendo. rezar pelas vocações e pelos que estão na direção destas vocações.

Ir. Gisélia disse que a Igreja precisa se preocupar com todas as opções vocacionais. Almoço às 12h30min.

Volta aos trabalhos às 14 horas: brincadeiras, sorteios, brindes e bingo dirigidos pela Ivone Paula de Oliveira. Ir. Antônia Ponzzo Dutra apresentou as Moções da IV Assembleia Confederal para serem discutidas em cada união.

Agradecemos à Ir. Antônia Ponzzo Dutra por estar agora coordenando todas as ex-alunas. Feito pela vice-presidente Anna Edith Belico da Costa. Ela agradeceu também a acolhida feita pela Ir. Gisélia, as Irmãs e ex-alunos de Cachoeira do campo. Ir. Antônia apresentou os membros da Federação presentes no Encontro e agradeceu a presença de cada ex-aluna.

Houve um momento para registro fotográfico das Uniões presentes e um delicioso café, cortesia da Ir. Gisélia.

Estavam presentes: Aguida Gomes Moreira Bayão, Alaba Sônia Belico Ribeiro, Ana Raimunda Quites, Anna Edith Belico da Costa, Cezaria Izabel, Clarice das Neves Ribeiro, Edy Fonseca, Enice Fonseca Nahas, Ivone Paula de Oliveira, José Thomaz Costa, Lilian Aparecida Parreira, maria Aparecida Gomes Araújo, maria Belico Pires da Costa, Maria do carmo Peixoto Costa, Maria José Guzella, Maria José Vianna, maria Nazareth Dabian, Maria Nazareth Ferreira, Oraldina Fernandes Nonato da Silva, Rodrigo da Conceição Gomes, Rosãngela da Conceição Pereira, Rosalha Gomes Batista, Wanderson Luiz Nonato da Silva.

 

Ir. Antônia Ponzzo Dutra, delegada da federação de ex-alun@s da IMM

Ir. Gisélia Rodrigues de Souza, delegada da união de ex-alun@s de Cachoeira do campo - MG

 

Relatório feito pela secretária da federação: Enice Fonseca Nahas e digitado pela vice-secretária, Lilian Aparecida Parreira.

Belo Horizonte, 27 de junho de 2011.