ENCONTRO REGIONAL DE EX-ALUNAS (OS) DO PLANALTO - BRASÍLIA/DF - CENTRO EDUCACIONAL MARIA AUXILIADORA - 02 DE JULHO DE 2011

A chegada dos grupos de Anápolis e Silvânia em Brasília foi às 08h30min. Foram recepcionados pela Ir. Maria Carolina Ribas que, juntamente com o grupo de Brasília, ofereceu um café quentinho e saboroso. O refeitório e os corredores estavam bem ornamentados, trabalhos de Anthonia Luisa de Oliveira.

Às 9h 30 min nos reunimos num salão para a Oração inicial preparada pela delegada Ir. Maria do Carmo Fraga e ex-alunas de Silvânia. O ex-aluno de Brasília Luiz José Barbosa acompanhou no violão os cantos de acolhida dos grupos e da oração. Assim rezamos: estamos iniciando com a bênção de Deus mais um encontro regional de ex-alun@s salesianas. Na alegria de nos sentirmos em casa em casa, neste encontro que reúne tantas apóstolas e apóstolos que vivem o carisma de Dom Bosco e de Madre mazzarello, queremos saudar a todas e todos aqui presentes com um abraço de fraterna amizade com o canto: "Só faltava você aqui, bem vinda ao nosso encontro". O texto de Lucas 2,41-51 foi lido e meditado. Algumas pessoas partilharam sua reflexões: Percebemos neste episódio a autonomia de Jesus e sua obedi~encia ao pai. maria guardava tudo em seu coração. jesus ficou no templo para dar testemunho do pai. Que testemunho estamos dando em nossas Uniões?

Ir. Josefa disse: A União do Auxilium, Anápolis, vem refletindo o sentido da pertença. Somos uma associação que é um dos grupos da família Salesiana. As vocações sofrem neste momento um desafio porque são poucos os que respondem ao chamado. Nosso grupo é pequeno mas é forte e tende a crescer.

Ir. Maria Carolina disse que o grupo do CEMA é frequente à reuniões mensais e dá um testemunho de grande serviço á Igreja local. Núcleo Bandeirantes, Itapoã e no santuário Dom Bosco. estão em diversas pastorais, catequese e o Luiz com seus filhos e sobrinhos ajudam a animar os cantos nas celebrações. Regularmente visitam o Lar São Francisco para alegrar os idosos. Ex-Alun@s e Ir. Carolina juntam roupas para um bazar e doam também roupas para os oratórios de Cachoeira do campo, Aparecida de Goiânia e do Varjão. também enviam alimentos e produtos de primeira necessidade aos mais necessitados.

Concluímos a oração com o propósito: "Ser solidária/o hoje vivendo a espeirtualidade salesiana do "da mihi animas".

A conselheira da federação Solange Araújo Galera fez uma dinâmica para a apresentação de todos: distribuiu cartõezinhos com frases como: Sou feliz quando... Fico triste quando... Ao som do violão uma caneta passava de mão em mão e quando parava a música, a pessoa se apresentava e completava a frase recebida.

Ely Fonseca Dutra, presidente da federação, recordou a estréia de Reitor Mor para 2011 e apresentou as 5 perguntas a serem respondidas pelos grupos: 1) Como Dom Bosco realizou o trabalho vocacional? 2) Como nossa vida se torna vocação? 3) Posso dizer que minha vida é aberta aos moutros e a Deus? Por quê? 4) Vocação: Dom e Missão. Como devo vivenciar isto? 5) Como se processa a pastoral Juvenil em sua Paróquia e Comunidade?

1. Dom Bosco realizou o trabalho vocacional vivendo com incansável generosidade, na promoção de várias formas de vocação na Igreja. Ele chamava alguns jovens para ficarem para sempre com ele, no desejo de comprtilhar a alegria de seguir o Senhor Jesus. Tudo isto num ambiente familiar, clima de alegria com intensa experi~encia esperitual.

2. A nossa vida se torna vocação quando se torna uma doação: doar a vida espelhando no Cristo. cada um/uma no seu estado, na sua opção de vida, fazendo o melhor. São exemplos de grandes doadores de vida. Dom Bosco, madre mazzarello e Domingos Sávio.

3. Quando servimos os outros, estamos buscando a Deus. Temos que aceitar os outros como são e não tentar mudá-los. rezar sempre para que a abertura seja feita pelo amor. O  nosso exmplo de vida será o testemunho de abertura.

4. A Palavra de Deus na Bíblia revela a aliança com Deus e dá o sentido da vida. A aliança entre Deus e seu povo é feita gratuitamente da parte de Deus. Atitudes que dão suporte à cultura vocacional: a busca de sentido, a abertura à transcendência, mentalidade ética e o empenho na solidariedade.

5. A pastoral juvenil nas paróquias é muito fraca. Há tentativas mas não continuidade. Nem sempre os vigários apóiam os grupos jovens. os encontros de casais eram um ponto de apoio para os jovens. O trabalho com as família deve ser feito porque elas estão enfraquecidas e desgastadas. É necessária uma integração entre família, escola e movimentos. Em Silvãnia os jovens participam da AJS e da Semana Santa Jovem.

Terminado o plenário Ir. Antônia e a Solange apresentaram as moções da Assembleia Geral de agosto de 2009. Solange fez uma breve explicação de cada moção.

Depois fomos para o almoço gostoso que a União de Brasília ofereceu a cada participante. Anthonia Luisa Ofereceu a sobremesa, muito gostosa.´

Às 13h30min houve um bingo animado pela Solange, como também sorteio de prendas. Algumas anedotas e casos foram partilhados e cantos animados pelo Luiz.

Logo em seguida tiramos as fotos de cada grupo e do grupão. na capela, Ir. Antônia dirigiu a oração de conclusão cujo tema foi a festa do Coração Imaculado de Maria. Encerramos com um canto a Nossa Senhora. E os grupos de Silvânia e Anáplois se despediram e partiram. À Ir. carolina e Ir. Amélia de Assis castro, diretora do CEMA, o agradecimento de cada ex-aluna e ex-aluno que participou deste encontro regional.

Participantes:

Anízia Brasilino dos Santos, Anthonia Luisa de Oliveira, Ariany Belarmino Fonseca, Conceição Álvares Teixeira de Castro, darcy Moreira da Silva, Deusélia Rodrigues Macedo, Ely Fonseca Dutra, fernando Antônio da Silva, Iraides de Jesus Silva, Isabela Silva Alves, João Mendes de Morais, Luiz José barbosa, Luzia Gomes Araújo, Márcia Auxiliadora Monteiro, Maria Amélia Horta, maria Aparecida de Castro, Maria da Conceição Areda, maria de Fátima Bento da Silva, maria de Lourdes Oliveira, Maria Francisca, Maria Lúcia Aranha, marli Aparecida sa Silva Rocha, Paulo Rogério Campos, Rita de Cácia ramos da Silva, Solange Abadia Galera, Ir. Antônia Ponzzo Dutra,, Ir. Josefa Amélico Rolim, Ir. Maria Carolina Ribas e Ir. Maria do Carmo Fraga.

Ir. Antônia Ponzzo Dutra, delegada da federação de ex-alun@s da IMM

Belo Horizonte, 06 de julho de 2011