CELEBRAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA FAMÍLIA SALESIANA EM BELO HORIZONTE/ MG - 13 DE AGOSTO DE 2011

Às 14 horas do dia 13 de agosto de 2011, sábado, nos encontramos no ginásio Poliesportivo do colégio Pio XII para a ornamentação: Angela Lara e Idelza, SSCC, Rosa Maria Aguiar, voluntária de Dom Bosco, Israel e Jonathan Alex da Costa, SDB, com o grupo de cantores da Paróquia Cristo Luz dos Povos. pe. Jurandyr Azevedo Araújo, Pe. Antônio Pinheiro e os SDB, estudantes de teologia, chegaram logo como também o Eduardo Ricardo de Oliveira, EEAA. Várias ex-alunas FMA e alguns salesianos cooperadores como também alguns ex-alunos SDB chegaram para enriquecer o grupo para a Celebração do Dia Mundial da Família Salesiana.

O grupo não era grande mas, bem significativo e comprometido com o carisma salesiano. O coral da paróquia Cristo Luz dos Povos animou a chegada com cantos e refrões e durante a celebração cantou conosco: Vem Dom Bosco sonhador, vem conosco caminhar...

Às 16 horas Pe. Jurandyr fez a acolhida aos diversos representantes da Família Salesiana de Belo Horizonte e de Contagem. Ir. Antônia Ponzzo Dutra, no início da celebração, elaborada por ela, foi chamando representantes dos 8 grupos da Família Salesiana para falarem sobre o seu grupo. Ir. Ana Virgínia Fonseca, Ir. Josefina Magalhães Martins e Ir. Heloisa Pereira Rocha, estavam presentes.. Ir. Antônia justificou a ausência de outras Irmãs, empenhadas em encontros das FMA. Ligado ao setor da família Salesiana das FMA está o VIDES, voluntariado, que teve seu trabalho explicitado por duas jovens. E para nós é confortador ver jovens empenhadas nesta missão a serviço dos mais pobres.

Ely Fonseca Dutra expôs as atividades das ex-alunas FMA na família, na sociedade e nas paróquias onde trabalham nas diversas pastorais. Idelza e Rosa apresentaram dois grupos: SSCC e VDB que estão com poucos membros, porém muito comprometidos. Warley Eduardo Matias falou do carisma dos Voluntários com Dom Bosco, 80 membros em todo o mundo. Eduardo Ricardo apresentou o empenho dos ex-alunos SDB nos Oratórios desta cidade. Um salesiano da teologia falou do carisma dos SDB. Todos aplaudiram com entusiasmo cada apresentação.

Alguns trechos das Cartas da Comunhão e da Missão e das últimas Estréias frisavam os apelos do Reitor Mor para a Família Salesiana a viver e agir como grande movimento para ser mais visível, mais significativa e mais eficaz no serviço de salvação da juventude. Fazendo memória ao "Da mihi animas" e ao "a ti as confio", consagramo-nos a Nossa Senhora Auxiliadora "Aquela que tudo fez" e para Madre Mazzarello para quem Maria é presença que acompanha e inspiradora da Família Salesiana. O Reitor Mor nos fala na Estréia deste ano: "Devemos viver, portanto, orgulhosos da nossa vocação salesiana; conhecer sempre mais Dom Bosco e, sobretudo, viver e comunicar com entusiasmo o seu espírito e a missão salesiana.

Pe. Jurandyr fez as orações em preparação à comunhão e fizemos nossa comunhão para, com Jesus, entregarmos nossa vida, nosso entusiasmo e nossa fidelidade, na alegria pelo serviço aos jovens na sociedade de hoje. E terminamos com o canto: Somo Dom Bosco que caminha...

Uma confraternização com gostosos salgadinhos e refrigerantes encerrou nossa celebração do Dia Mundial da Família Salesiana!

 

Ir. Antônia Ponzzo Dutra - FMA - Delegada Inspetorial da Família Salesiana

Belo Horizonte, 24 de agosto de 2011