“Empenhemo-nos por fazer da Família Salesiana um vasto movimento de pessoas para a salvação dos jovens”.

 (Estréia de 2009)

 

 

    O presente projeto apresenta a seguinte estrutura funcional:

                               1. Histórico

                        2. Justificativa

                        3. Missão

                        4. Objetivo Geral

                        5. Objetivos Específicos

                        6. Competências

                        7. Estratégias

                        8. Recursos: humanos, financeiros, logísticos, tecnológicos

                        9. Cronograma

                        10. Avaliação

                        11. Quadro Nominativo

 

    1. HISTÓRICO

Em 24/05/1963, à Av. Pereira Teixeira, 1020, Bairro Funcionários, CEP: 36.202-000 – Barbacena/MG foi fundado o Instituto Maria Imaculada, com o objetivo de atender crianças, adolescentes e jovens da classe popular.

            A princípio, a demanda mais forte era apresentada pelas jovens da zona rural que tinham objetivo de estudar. Por essa razão, por vários anos, o regime de internato funcionou, na entidade, como significativa atividade.

            Concomitantemente, eram oferecidos às jovens e senhoras do entorno, cursos de corte e costura, bordados e outros artesanatos – atividades a partir das quais poderiam ter uma pequena renda. Esta atividade nunca foi interrompida, desde a fundação do IMI. Foram-se organizando também, aos domingos, atividades com crianças e adolescentes, cursos de datilografia e, em 1972, tem início o jardim da Infância.

Em 1975, cria-se a 1ª fase do Ensino Fundamental.

            Em 1978, fecha-se o internato por deixar de ser uma demanda da comunidade.

Em 1980, dá-se início à 2ª fase do Ensino Fundamental.

Em 1988, por razões econômicas, fecha-se a 2ª fase do Ensino Fundamental, dando-se continuidade apenas ao curso pré-escolar e à 1ª fase do Ensino Fundamental, em convênio com a Prefeitura.

Em dezembro de 1995, encerra-se o convênio com a Prefeitura e a escola passa a funcionar como particular no ano de 1996, com o Ensino Infantil e a 2ª fase do Ensino Fundamental.

Em 02/05/1994, decide-se dar início a um trabalho social diário e sistemático com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Surge, então, a Oratória Diária Madre Madalena Morano.

Em 1998, devido à contínua procura, cria-se o curso de Alfabetização para Jovens e Adultos que não tiveram a oportunidade de realizar seus estudos na infância e adolescência.

Hoje, o Instituto Maria Imaculada, instituição de Assistência Social reconhecida como de Utilidade Pública, conta com cinco programas cujos serviços dão continuidade ao atendimento das crianças, adolescentes, jovens, senhoras e adultos.

 

    2. JUSTIFICATIVA

           

A Ação Social do Instituto Maria Imaculada atende a 240 crianças e adolescentes na faixa etária de 06 a 16 anos, com risco social e situação de pobreza no Programa de Apoio Sócio-Educativo em Meio Aberto; 50 jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de estudar, no Programa de Formação, Capacitação e Desenvolvimento Humano; atende as necessidades básicas das famílias incapacitadas para o trabalho, por doença, ou para aquelas cujos membros estejam desempregados, à procura de trabalho, no Programa de Ações Emergenciais Básicas; cria alternativas de geração de renda para 70 famílias em vulnerabilidade social, no Programa de Formação, Qualificação Profissional e Geração de Renda e oferece oportunidade de escolarização formal no nível de Ensino Fundamental 1, mediante avaliação socioeconômica familiar, no Programa  de Gratuidades Educacionais.

O presente projeto para o ano de 2009 apresenta-se fundamentado nas Linhas Orientadoras da Missão Educativa Salesiana, propostas pelo Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora.

            Consideradas de grande significatividade, essas propostas respondem às necessidades e anseios das crianças, adolescentes, jovens, senhoras, adultos e famílias atendidas nos cinco programas: “A comunidade educativa é a principal protagonista da abertura social, e é chamada a dar o seu contributo para a transformação das estruturas injustas da sociedade. Nessa perspectiva  educamos os jovens para que sejam sujeitos ativos, críticos, artífices de uma renovação que promova a justiça, o amor, a verdade, a liberdade.”[1]

            No empenho de educar-nos e educar nessa perspectiva, nos apoiaremos nos valores do Sistema Preventivo, que privilegia o diálogo, a crença no potencial do ser humano, a busca de sentido da vida e a vivência do amor, que aciona a criatividade e legitima toda a busca do bem.

            O conhecimento da pessoa de Jesus Cristo será parte central da nossa ação pastoral, pois Jesus “anuncia que Deus é um pai que ama intensa e gratuitamente cada filho e filha e tem um projeto de amor para cada um.” [2]

            Desta filiação brota uma relação serena consigo mesmo, a consciência da fraternidade universal, a luta pelos direitos humanos, a relação de cuidado com o mundo criado e uma atitude de profunda contemplação.

            Estas são atitudes que, cultivadas, acreditamos conferir aos educadores e educandos forças e impulsos para a construção da educação integral, que deve direcionar o rumo e o sentido das lutas, das mudanças, da vida.

 

     3. MISSÃO

            Assegurar a busca conjunta da realização das propostas do projeto.

     4. OBJETIVO GERAL

Despertar-nos e despertar para a importância da centralidade de Jesus Cristo, que confere significado à nossa existência, mediante a revelação do projeto de amor que Deus tem para cada ser humano.

 

    5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

        ·      Apresentar valores humano-cristãos que orientem na busca de sentido da existência e na elaboração do próprio projeto de vida.

        ·        Apresentar a pessoa de Jesus Cristo, valendo-nos das datas e celebrações litúrgicas.

        ·        Apresentar  os valores salesianos do Sistema Preventivo, com linguagem acessível a cada grupo.

        ·        Favorecer  o conhecimento de Maria e dos santos salesianos, para um confronto saudável e transformador.

        ·        Promover reflexões com temas que despertem a auto-estima.

        ·        Disseminar a cultura da paz, justiça e solidariedade entre os educandos e educadores.

        ·        Sensibilizar para a necessidade do cuidado com o meio-ambiente.

 

    6. COMPETÊNCIAS

        ·      Definir o Projeto Pastoral em consonância com a proposta sócio-educativa da Obra.

       ·      Orientar e acompanhar a implementação e o desenvolvimento do Projeto Pastoral.

 

     7. ESTRATÉGIAS

          ·          Alinhando-se às diretrizes gerais da CNBB e IMM;

          ·          Considerando as fases do desenvolvimento humano;

          ·          Valorizando a realidade sócio-político-cultural;

         ·        Promovendo encontros de formação continuada com os educadores do oratório e Alfabetização de Adultos;

          ·          Propiciando palestras sobre o Sistema Preventivo para os pais e jovens e mulheres da Geração de renda;

          ·          Realizando acolhidas diárias para os educandos;

         ·         Promovendo encontros semanais de formação humano-cristã para os educandos e jovens e mulheres da Geração de Renda;

         ·          Viabilizando a participação de jovens do grupo de Geração de Renda e adolescentes do Oratório nas atividades do VIDES;

         ·          Apresentando as pastorais e movimentos;

         ·          Estudando o ECA;

         ·         Elaborando projetos que sensibilizem sobre a necessidade de se preservar o meio ambiente;

          ·          Incentivando iniciativas que concretizem a sinalização do amor proveniente de Deus;

          ·          Aprofundando a Estréia de 2009;

 

          ·          Estudando a Campanha da Fraternidade de 2009;

 

          ·          Estudando os 8 objetivos do Milênio;

 

    8. RECURSOS

    8.1   Humanos:

            Equipe de Pastoral, Irmãs e Educadores.

8.2      Financeiros:

       ·          Para aquisição de materiais;

       ·          Para viagens e taxas requeridas pelos encontros fora da Obra;

       ·          Para encontros de formação com crianças e educadores na Obra.

    

8.3      Logísticos:

      ·          Sala de trabalho;

      ·          Arquivo para documentação;

      ·          Material de expediente.

 

8.4      Tecnológicos:

      ·          Micro system;

      ·          Computador;

      ·          Impressora;

      ·          Projetor de multimídia.

 

     9. CRONOGRAMA

                JANEIRO

Retiro com os educadores da Ação Social e Escola

 

FEVEREIRO

Abertura da Campanha da Fraternidade

Encontro de Assessores de Pastoral

 

MARÇO

Reunião de Pais e Educadores

Encenação Via-Sacra – Ação Social e Escola

Missa de Páscoa

Teatro de Madre Madalena Morano

 

ABRIL

Encontro Nacional de Coordenadores de Pastoral – DF-RSE

 

MAIO

Madre Mazzarello

Domingo Sávio

            Missa de Nossa Senhora Auxiliadora e homenagem às mães na nossa   Capela

Missa capela da comunidade Nossa Senhora Auxiliadora

Novena por turma

Semana do Meio Ambiente

JUNHO

Corpus Christi

Reunião de Pais e Educadores

Encontro de Assessores de Pastoral

Mês do Sagrado Coração de Jesus

 

AGOSTO

Dia dos Pais

Nossa Senhora da Assunção

Dom Bosco – Família Salesiana

Acolhida do dia do Instituto das FMA

 

SETEMBRO

Reunião de Pais e Educadores

Mês da Bíblia

Nossa Senhora da Piedade

 

OUTUBRO

Semana da Criança e do educador

Dia “D” da solidariedade

Dia de Nossa Senhora Aparecida

Encontro de Assessores de Pastoral

 

NOVEMBRO

Reunião de Pais e Educadores

Comemoração de Madre Madalena Morano

Missa de Ação de Graças

Acolhida do Dia Mundial da Consciência Negra

 

DEZEMBRO

Imaculada Conceição

Missa de Ação de Graças

Celebrações do Natal – alunos e educadores

Confraternização de encerramento do ano

Comemoração do dia dos Educadores

 

 

       No decorrer do ano são realizadas outras atividades, como:

            ·          Reunião de avaliação e programação com os educadores

            ·          Acolhidas

            ·          Comemoração de aniversários dos alunos, professores, administrativo e funcionários

            ·          Retiro anual com os educandos

            ·          Encontro de ludo-dança com os educadores

 

   10. AVALIAÇÃO:

         Conjuntural: Relatório anual à Assessoria de Pastoral IMM

                                                         De Percurso: Reunião mensal com a equipe de pastoral.

 

   11. QUADRO NOMINATIVO

                        Equipe de Pastoral do Oratório:

                        Ir. Maria dos Anjos Santos Assessora de Pastoral

     Ir. Dircione da Glória G. Amorim – Coord. Ação Social

Ana Cristina A. Ferreira – Coord. do Oratório

                            Elizabeth Fidelis Simaringa - Educadora Social                             

 

 

“Educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor,

 

exigência central do Evangelho”. (CF de 2009)



[1] Linhas Orientadoras da Missão, pág. 37

[2] Linhas Orientadoras da Missão, pág. 54