Notícias

Alunos do 6º ano visitam pontos turísticos em Ouro Preto/Mariana

Passeio cultural teve como destinos a Mina da Passagem e o Museu da Mineralogia

Alunos do 6º ano da Ensa estiveram, na última quinta-feira (14/11), em Ouro Preto/Mariana para um passeio bem divertido e cultural. Eles visitaram a Mina da Passagem, a maior mina de ouro aberta à visitação pública do mundo, e também foram ao Museu de Ciência e Técnica (Museu de Mineralogia), cujo acervo reúne milhares de amostras de minérios de todo o mundo, além de uma reprodução de mina de ouro.

Além de ampliar o conhecimento, a proposta da excursão foi fazer os alunos vivenciarem a experiência na prática. Com a visita à Mina da Passagem, eles puderam ter uma noção da saga e da sina perigosa dos homens que procuravam pelo ouro no interior das montanhas mineiras.

Já a visita ao museu proporcionou a experiência de ver de perto relíquias e preciosidades da nossa história.

Mina da Passagem

A Mina da Passagem guarda segredos e mistérios que encantam a todos. A descida para as galerias subterrâneas se faz de modo incomum, através de um trolley. O percurso tem 315 metros de extensão e chega a 120 metros de profundidade, onde se vê um maravilhoso lago de águas cristalinas, formado pelos aquíferos que inundaram quilômetros de túneis, quando estes deixaram de ser bombeados.

O cenário do interior da mina impressiona a todos, com suas galerias, salões e colunas. Não há também como esquecer o lado humano, o sacrifício daqueles que escavaram as entranhas da montanha em busca de riquezas. A temperatura é estável o ano todo, entre 17° a 20° C. Desde a sua fundação, no início do século XVIII, foram retiradas aproximadamente 35 toneladas de ouro.

Museu da Mineralogia

O museu, também conhecido como Escola de Minas, ocupa o antigo Palácio dos Governadores (1741) e é dividido por assuntos: Mineralogia, Metalurgia, Mineração e História Natural.

Possui algumas raridades, como amostras de topázio imperial, gemas de alto valor somente encontradas em três jazidas no mundo a única em exploração é a de Ouro Preto. A coleção de mineralogia teve a sua origem no pequeno número de exemplares trazidos em 1875 pelo fundador da Escola de Minas, o cientista francês Claude-Henri Gorceix, procedentes do Laboratório de Mineralogia e Geologia, igualmente fundado por ele no Rio de Janeiro.

Alunos do 6º ano visitam pontos turísticos (24 Fotos)