CF2020

TEMA: FRATERNIDADE E VIDA: DOM E COMPROMISSO

LEMA: "Viu, sentiu compaixão e cuidou dele" (Lc 10,33-34)

Por meio do tema e do lema da Campanha da Fraternidade 2020, somos convidados a refletir sobre o significado mais profundo da vida em suas diversas dimensões: pessoal, comunitária, social e ecológica.

O Objetivo Geral é “conscientizar, à luz da Palavra de Deus, para o sentido da vida como dom e compromisso, que se traduz em relação de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, nossa Casa Comum”.

A CF 2020 apresenta dez objetivos específicos:

a) Apresentar o sentido de vida proposto por Jesus nos Evangelhos.

b) Propor a compaixão, a ternura e o cuidado como exigências fundamentais da vida para relações sociais mais humanas.

c) Fortalecer a cultura do encontro, da fraternidade e a revolução do cuidado como caminhos de superação da indiferença e da violência.

d) Promover e defender a vida, desde a fecundação até o seu fim natural, rumo à plenitude.

e) Despertar as famílias para a beleza do amor que gera continuamente vida nova.

f) Preparar os cristãos e as comunidades para anunciar, com o testemunho e as ações de mútuo cuidado, a vida plena do Reino de Deus.

g) Criar espaços nas comunidades para que, pelo Batismo, pela Crisma e pela Eucaristia, todos percebam, na fraternidade, a vida como dom e compromisso.

h) Despertar os jovens para o dom e a beleza da vida, motivando-lhes o engajamento em ações de cuidado mútuo, especialmente de outros jovens em situação de sofrimento e desesperança.

i) valorizar, divulgar e fortalecer as inúmeras iniciativas já existentes em favor da vida.

j) Cuidar do planeta, nossa Casa Comum, comprometendo-se com a ecologia integral.

 

O CARTAZ

O cartaz da Campanha da Fraterrnidade apresenta, ao fundo, o Pelourinho, lugar icônico da capital baiana.  A ideia é fortalecer a mensagem de que vida doada é vida santificada. A vida é um intercâmbio de cuidado”.

“Por isso que a Irmã Dulce cuida. E seu modo de cuidar sinaliza uma Igreja em saída. Então, é cuidar das pessoas que estão próximas a nós. Onde estou é lugar de cuidado da pessoa, do mundo, da ecologia. Depois, o cenário faz menção à questão do mundo urbano. Amar é fazer o bem! Daí a beleza do cartaz, que está sintonizado com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no que diz respeito ao pilar da caridade”.