Notícias

UNIVERSITÁRIOS FAZEM CAMPANHA PARA INCENTIVAR LEITORES A 'ESQUECER' LIVROS

Andar pelas ruas das cidades de Macaé, Rio das Ostras e Juiz de Fora, em Minas Gerais, ganhou um toque especial nas últimas semanas.

UNIVERSITÁRIOS FAZEM CAMPANHA PARA INCENTIVAR LEITORES A 'ESQUECER' LIVROS

Andar pelas ruas das cidades de Macaé, Rio das Ostras e Juiz de Fora, em Minas Gerais, ganhou um toque especial nas últimas semanas. É que os alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Católica Salesiana de Macaé, no RJ, desenvolveram o projeto “Livro em Movimento”. A ideia, que surgiu durante a disciplina de Atividade Interdisciplinar III, era convidar amigos e toda a população a partilhar algumas de suas leituras preferidas com desconhecidos.

A corrente literária foi inspirada no movimento cultural dos Estados Unidos, que ficou conhecido como BookCrossing. Os interessados são convidados a ‘esquecer’ livros para outras pessoas encontrarem. Junto a obra, é deixado um bilhete, que contém explicações sobre o projeto.

A docente responsável, Msc. Christiane Reis Milagres, ressalta a importância do projeto na vida acadêmica dos alunos. “Mais importante que os livros distribuídos foi o processo de criação, execução e avaliação da campanha. Tem sido tão importante quanto a distribuição dos livros. É muito interessante ver o aluno fazer conexões entre os conteúdos das disciplinas e aplicá-los em uma ação ”, diz.

A iniciativa tem dado tão certo que ganhou apoio da Editora Singulares, que divulgou a ideia nas suas redes sociais (@editorasingularis). Praças, parques, terminais de transporte coletivo e qualquer local público, em qualquer lugar do país ou do mundo, também poderá receber livros ‘esquecidos’.

“Participar do projeto foi uma experiência sem igual, principalmente porque sou amante de livros! Assim como os desdobramentos anteriores do projeto Semeart, ver que podemos fazer a diferença em pequenos passos para espalhar e reviver algo tão importante, como a arte e a cultura, é algo inexplicável”, pontua a aluna Maria Eduarda Nadaes.

Além da partilha, também foi criada uma página no Instagram (@livroemmovimento2021) para que os participantes possam mostrar os exemplares doados e as pessoas, que os encontrarem, tenham como contar suas experiências.

 

Texto: Alysson Nogueira

Foto: Divulgação

Assessoria de Comunicação Salesiana