Notícias

VI Seminário de Espiritualidade Salesiana

Realizado na comunidade do Noviciado Interinspetorial Nossa Senhora das Graças, em São Paulo.

No dia 26 de novembro, na comunidade do Noviciado interinspetorial Nossa Senhora das Graças, em São Paulo, foi realizado o VI Seminário de Espiritualidade Salesiana que, este ano, teve como temática o Itinerário de Madre Mazzarello. As noviças escolheram um aspecto da vida de Santa Maria Domingas Mazzarello para aprofundar e sistematizar o trabalho de estudo e pesquisa.

O Seminário de Espiritualidade Salesiana está em sua 6ª edição e tem como objetivo o aprofundamento do conteúdo das aulas de Salesianidade (Itinerário Espiritual de Dom Bosco e Madre Mazzarello), orientadas por Irmã Vani Moreira, da Inspetoria Madre Mazzarello (BMM), de Belo Horizonte.

Irmã Vani, orientando-se pelo que indica o Projeto Formativo, reflete com as noviças sobre a vida dos Fundadores, e propõe todos os anos a realização de um seminário, intercalando as figuras de Dom Bosco e de Madre Mazzarello de modo que, ao final do Noviciado, as jovens em formação tenham tido a oportunidade de aprofundar a vida do Fundador e da Cofundadora do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA).

Um outro objetivo do Seminário é o de ajudar as noviças a rezarem a própria caminhada à luz do testemunho dos Fundadores, na busca da santidade, no cotidiano da vida.

Acompanhadas pela professora de Salesianidade, Irmã Vani, e também pela assistente, Irmã Claudia Ribeiro, na edição deste ano cada noviça teve 20 minutos para apresentar o trabalho de aprofundamento. A atividade foi realizada no Salão São José, na vizinha comunidade Santa Teresinha, na Lapa, e contou com a participação de Irmã Alaíde Deretti, Inspetora da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo salesiano da Arquidiocese de Belém do Pará, o salesiano Antônio Veiga Neto, estudante de Teologia, e diversas Irmãs da Casa Santa Teresinha e da Casa Inspetorial.

A seguir, as temáticas apresentadas, com um breve depoimento de cada noviça que protagonizou este momento:

«Caminho de Humanização em Madre Mazzarello» – Vitória (Inspetoria Nossa Senhora Aparecida – BAP), noviça do 1° ano: «A experiência do Seminário de Espiritualidade Salesiana foi rica pela oportunidade de estudo e aprofundamento da vida de Madre Mazzarello. Escolhi a temática da humanização e santidade e, enquanto mergulhava em sua vida, também refletia sobre a atualidade, os desafios presentes e orientações possíveis para se percorrer um caminho de humanização e busca da santidade. Conhecer mais sobre a nossa Cofundadora me impulsiona a amá-la mais, a consolidar convicções que me ajudem a viver plenamente a Vida Religiosa Consagrada e reconhecer meios para cultivar a essência de nosso carisma».

«Madre Mazzarello e a casa do amor de Deus» – Fabiane (Inspetoria Madre Mazzarello – BMM), noviça do 2° ano: «Quando escolhi esse tema, pensei em um aspecto da vida de Mazzarello que me interpela: a vida comunitária, elemento essencial na Vida Religiosa. A partir desse aprofundamento, eu pude rezar valores significativos que a nossa querida Madre nos deixa como herança, tais como a simplicidade, a intimidade com Deus, o espírito de família, de pobreza, de obediência e principalmente a liberdade na caridade. Me senti interpelada a rezar cada um desses aspectos para assumi-los e integrá-los no meu ser religiosa FMA. Minha gratidão porque, com essa oportunidade, fiz a experiência de caminhar com Mazzarello nessa preparação imediata para a Primeira Profissão».

«Madre Mazzarello e a sua íntima relação com Deus» – Larice (Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia – BRM), noviça do 1° ano: «Aprofundar a vida de Madre Mazzarello foi olhar para o nosso humano e perceber que somos um mistério que sempre está a caminho, na busca de sentido da vida; foi o que busquei refletir e aprofundar com esse trabalho. Assim como Maria Mazzarello, que não só encontrou o sentido, mas se entregou totalmente a Ele, tornando-se luz de vida para o seu povoado, sua família e para sua comunidade eclesial, também procurei, em confronto com a história de vida da santa, viver tal busca de intimidade com Deus».

«Madre Mazzarello e a feminilidade preventiva» – Thalita (Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia – BRM), noviça do 2° ano: «Escrever esse trabalho, além de confrontar ideias, me ajudou a firmar convicções. Reconheço esse tempo de formação como dom, e agradeço a oportunidade de rezar a vida e o testemunho de Mazzarello no seu estilo de preventividade, mulher disposta a “visitar” as jovens a ela confiadas, ser próxima e comunicar “a verdadeira alegria”. Aspecto que me convida a retomar o projeto pessoal de vida, reaprender alguns pontos de vista e aprender o novo jeito de ser presença hoje nos pátios reais e virtuais».

As noviças aproveitam a ocasião para agradecer a comunidade do Noviciado de 2018, com a qual teve início o Seminário de Espiritualidade Salesiana que, com ousadia e amor aos fundadores, decidiu primar ainda mais pela qualidade da formação das jovens e promover esta iniciativa. Agradecem também à Irmã Vani que, com suas provocações e aprofundamentos, contribui para a assimilação vital do carisma dos Fundadores, e à atual comunidade do Noviciado pelo acompanhamento e apoio na realização do Seminário.

Fonte: Larice Oliveira do Nascimento, Vitória Fernanda Tito Gonçalves, Fabiane do Nascimento Rosa e Thalita Vanda Passos Veiga.

VI Seminário de Espiritualidade Salesiana (11 Fotos)