Notícias

Momento formativo reúne Obras Sociais e promove reflexão sobre Saúde Mental e Bem-Estar no trabalho

A formação “Mente Saudável, Equipe Forte!” mobilizou cerca de 150 participantes da Inspetoria Madre Mazzarello-BMM, juntamente com Equipes que compõem as outras três Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil.

No dia 2 de fevereiro, a Inspetoria Madre Mazzarello-BMM realizou um importante momento formativo por iniciativa da Coordenadora Inspetorial de Ação Social, Ir. Dircione da Glória Amorim. A formação foi uma resposta direta ao pedido das próprias Obras da Inspetoria, que manifestaram a necessidade de aprofundar reflexões e estratégias sobre o cuidado com as pessoas e a saúde mental no ambiente de trabalho.

Com o tema “Mente Saudável, Equipe Forte! Estratégias para Saúde Mental e Bem-Estar no Trabalho”, o encontro foi estendido às demais Inspetorias Salesianas da Rede e contou com a participação de cerca de 150 pessoas, majoritariamente das quatro Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil, e do Eduardo dos Santos Batista, Gestor Social do Escritório da RSB em Brasília, fortalecendo o espírito de comunhão, partilha e corresponsabilidade.

A formação foi conduzida pela Assessora Patrícia Lisboa, professora da pós-graduação da PUC Minas, palestrante, comunicóloga, psicanalista, master coach e mentora certificada, além de consultora de comunicação corporativa. Com 25 anos de experiência no desenvolvimento de lideranças e equipes de alta performance, Patrícia soube articular sólida fundamentação teórica com metodologias e ferramentas práticas, promovendo um espaço de escuta, diálogo e construção coletiva.

O momento formativo teve início com uma oração conduzida pela Ir. Dircione da Glória Amorim, que acolheu os participantes fazendo referência da Estreia 2026, assinada pelo Reitor-Mor Salesiano, Pe. Fabio Attard, destacando o tema “Fazei tudo que Ele vos disser” (Jo 2,5). A reflexão convidou todos e todas a exercitarem a capacidade de escuta atenta, a exemplo de Maria, como cristãos livres para servir, confiantes no poder de Deus e nutridos por sua Palavra que informa, forma e transforma. Na sequência, o grupo acompanhou o Hino oficial da Estreia 2026, da Rede Salesiana Brasil.

Ao longo da formação, Patrícia Lisboa ressaltou que o cuidado com a saúde mental nunca foi tão relevante, especialmente no contexto do trabalho. De forma dinâmica e participativa, trouxe situações do cotidiano vivenciadas por todos e todas, aproximando o diálogo e incentivando os participantes a partilharem experiências, percepções e sentimentos sobre a temática.

A assessora apresentou ainda estatísticas atuais sobre saúde mental, com destaque para a realidade brasileira, estabelecendo paralelos práticos com o mundo do trabalho e oferecendo orientações concretas para a construção de ambientes organizacionais mais saudáveis, empáticos e produtivos. Um dos pontos enfatizados foi o conceito de “segurança psicológica”, fundamental para que as equipes se sintam respeitadas, acolhidas e encorajadas a se expressar.

Nesse contexto, a Ir. Dircione destacou a iniciativa da Inspetoria de implantar, nos sites das Obras Sociais, um espaço de Ouvidoria, possibilitando o registro de elogios, reclamações, denúncias, sugestões, críticas ou solicitações de forma segura e sigilosa, reforçando o compromisso institucional com o cuidado, a transparência e o bem-estar.

As ressonâncias da formação foram amplamente positivas, evidenciando a relevância e a urgência do tema. Entre os depoimentos, a Ir. Ana Maria Ribeiro Fernandes destacou: “Eu vejo grande necessidade em nosso meio, desse jeito de trabalhar, esse jeito de evitar ou vencer tanta ansiedade. Buscar o equilíbrio.”

Para Fernanda Frazão Campos, a reflexão toca diretamente a dimensão humana da missão educativa: “Eu me movo primeiro como gente, como ser humano, para ir pro educador, porque primeiro vem a Fernanda, pessoa. A cada jovem que entra, eu sempre me preocupo em perguntar se está bem, sabendo que ele, assim como eu, está buscando felicidade, um mundo melhor. Tudo é mais reflexivo.”

Já Dayse Camilette ressaltou o desafio do processo contínuo de mudança: “A gente vê essa necessidade de se ter uma nova visão, de provocar mudanças, mas percebe que é algo que precisamos ir trabalhando, cultivando dentro de nós, para que de fato aconteçam essas mudanças tão urgentes e necessárias para o bem-estar de toda a equipe.”

O encontro foi encerrado com a palavra da Ir. Dircione da Glória Amorim, que agradeceu a adesão, o envolvimento e a participação de todos e todas, tanto da Inspetoria Madre Mazzarello quanto das demais Inspetorias Salesianas, destacando a presença atenta e comprometida dos participantes do início ao fim do momento formativo.

A iniciativa reafirma o nosso compromisso com o cuidado integral das pessoas, fortalecendo equipes, relações e a missão educativa e social confiada às nossas Obras.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

Por Equipe de Comunicação da Inspetoria Madre Mazzarello-BMM.

Momento formativo reúne Obras Sociais e promove reflexão sobre Saúde Mental e Bem-Estar no trabalho (22 Fotos)