O Saci Pererê é um dos personagens mais divertidos e travessos de Monteiro Lobato, que em seu primeiro livro descreveu sobre esse personagem. Após a leitura do poema de Guto Lins, Saci, a Turma da Aranha elaborou, a partir de rodas de conversa, estratégias para a captura do Saci que deixou algumas pistas de como encontrá-lo.
Na poesia Saci, Guto Lins escreve: “Cadê o Saci!”
Que estava lá
Deu um pulo e foi ali
Cadê o Saci
Como é que ele é.
Tem um redemoinho no pé
Quem foi que viu.
Ninguém...vestiu a carapuça e saiu...
Em uma roda de conversa, lemos a poesia e levantamos algumas hipóteses de onde o Saci poderia estar... No Sítio do Picapau Amarelo... Na aula de música com diferentes instrumentos, ouvimos e realizamos alguns gestos e batidas com uma cantiga muito divertida: “Olha que eu vi”, do grupo Girasonhos.
Em outro momento, no pátio, encontramos algumas pistas de que o Saci poderia estar na escola. Então, utilizamos diferentes recursos para a captura dele: peneira, corda, rede e garrafas.
Veja só como foi essa aventura de caça ao Saci Pererê! Vocês acham que conseguimos capturar o Saci?
A partir dessas vivências proporcionadas em diferentes momentos e espaços da escola, as crianças da Turma da Aranha foram estimuladas a dramatizar situações do faz de conta, cantar, gesticular e acompanhar cantigas, reconhecer letras e palavras na poesia proposta e, por fim, levantar hipóteses em relação à escrita.
Professora Juliana Brito – Infantil 3 C