Notícias

MOSTRA CULTURAL 2019

30 de novembro

MOSTRA CULTURAL 2019

30 de novembro

Amazônia, sua beleza encanta e inspira. Olhos, cabelos, peles e cores. Crença, batuque, línguas e sabores. Ficará garantido que será uma festa de amor.
Vocês sabiam que a Amazônia é um lugar encantador, repleto de aves coloridas, macacos engraçadinhos, rios espalhados e muito, muito verde por todo lado?
A Amazônia é um ecossistema fundamental para o planeta, para o clima e está sob grave ameaça. Uma área correspondente a dois campos de futebol da Floresta Amazônica brasileira é desmatada a cada minuto. Na Amazônia existe uma alegria na mistura dos sons dos animais mais lindos e diferentes que juntos formam a sinfonia alegre da mata. A Floresta Amazônica, também conhecida por Amazônia, é a maior floresta tropical em biodiversidade do mundo. Ela cobre a maior parte da Bacia Amazônica da América do Sul, abrangendo cerca de 5,5 milhões de quilômetros quadrados. Ocupa partes do território de nove países diferentes, sendo que 60% de sua área encontra-se em território brasileiro. A área delimitada da floresta no Brasil é denominada “Amazônia Legal”, a partir da definição da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), de 1966. A Amazônia ocupa quase metade do território brasileiro, em cinco estados. Uma festa de um povo que traz no coração um boi. O Festival Folclórico de Parintins é uma festa popular que acontece anualmente no último fim de semana de junho na cidade de Parintins no estado brasileiro do Amazonas. O boi-bumbá Garantido, que defende as cores vermelho e branco, defendeu na arena as lutas, as alegrias e a liberdade do povo brasileiro. O boi Caprichoso defende as cores azul e preto. Seu símbolo é a estrela azul, a qual exibe em sua testa desde 1996. É o Guardião da Floresta, do folclore parintinense, do imaginário caboclo e do lendário dos povos indígenas.
Nossa festa está em sintonia com o sínodo da Amazônia, uma resposta do Papa Francisco a realidade da Pan Amazônia. Amazônia: novos caminhos para a Igreja e por uma ecologia integral. O povo da Amazônia invoca sempre aos céus, a terra e as águas, a proteção. A Nossa Senhora da Amazônia traz traços caboclos e a flor da vitória régia. Nossa Senhora da Amazônia ganhará um santuário em frente ao rio Negro, no formato de canoa, principal transporte para os povos amazonidas. Ela espanta os perigos do fundo do rio e abençoa a população. Que Nossa Senhora da Amazônia proteja cada um que faz parte desta Casa da Alegria. Essa apresentação será um grito de socorro que vem do povo amazonense que invocam e buscam a proteção de Maria.

MOSTRA CULTURAL 2019 (504 Fotos)