Encontro Regional da Família Salesiana em Araxá - MG   

24 de abril de 2010.

 

Às 8h45 estavam reunidos no salão do Colégio Salesiano de Araxá, no dia 24 de abril de 2010, diversos grupos da Família Salesiana: Pe José Lacerda Sobrinho, delegado local da Família Salesiana,Pe Manoel Claro, Ir. Jane Aparecida de Faria, delegada local da FS em Uberlândia, Ir.Antonia Ponzzo Dutra, delegada inspetorial (Inspetoria Madre Mazzarello) da FS e vários membros dos/das SSCC (Salesianos/as Cooperadores/as), ADSs (Associação de Damas Salesianas), ADMAs (Associação de Maria Auxiliadora), Ex-Alunos/as SDB e Ex-Alun@s FMA.

Pe Lacerda deu as Boas Vindas e convidou o grupo a fazer a Oração do Ofício da festa de São Domingos Sávio, que será celebrada no dia 6 de maio.

Ir. Antonia motivou os presentes para um estudo, através de um power point elaborado por ela da Carta da Missão. Consta de uma apresentação: "A Carta pede dos Grupos da FS um esforço que se caracteriza pela opção pelos destinatários, pela proposta de promoção e Evangelização, pela vontade de aprofundar as grandes intuições de Dom Bosco do Sistema Preventivo, pelo envolvimento laical no contexto espacial e cultural do Carisma Salesiano". (Pe Juan Vecchi - novembro de 2000), um proêmio de 6 capítulos: I - A Família Salesiana na Missão da Igreja, II - A Missão da FS no novo contexto religioso cultural, III - Fronteiras para a Missão Educativo-Pastoral da Família Salesiana, IV - Espiritualidade Apostólica, V - Formação à Missão Apostólica, VI - Comunhão na Missão Apostólica Salesiana, e uma Conclusão:  

 "A FS reafirma a consciência de viver e trabalhar na Igreja, dando a sua modesta, mas original contribuição, para que seja santificado o seu Nome, venha o seu Reino, seja feita a sua Vontade. Retornar à raiz trinitária é compreender a urgência da comunhão e da missão apostólica, para alargar o círculo da filiação e da fraternidade.Cremos no amor de Deus, por isso gostamos de difundi-lo".

O coração da missão salesiana é o "Da mihi animas, caetera tolle". É o nosso distintivo salesiano por excelência. São muitos os desafios que a cultura contemporânea nos interpela... a todo momento. Do carisma salesiano emana uma espiritualidade que dá uma nova visão da realidade.Evangelizar educando e educar evangelizando é a fórmula típica que exprime a unidade da espiritualidade  vivida na Família Salesiana. Nós, crentes devemos entrar em nome de Jesus. A pessoa deve ser colocada como valor supremo. A caridade pastoral dinâmica representa o coração do espírito de Dom Bosco, a substância da vida salesiana, a força do trabalho apostólico dos membros da FS. São Francisco de Sales é o mestre de uma nova espiritualidade na Igreja: o êxtase da ação e da vida. A caridade de Cristo nos impele continuamente. A oração salesiana é oração apostólica. Para Dom Bosco, fundador de uma Família apostólica, empenhada na educação e evangelização os jovens e dos pobres, Maria é o centro -"Foi ela que tudo fez"! Por isso ele propôs e difundiu a devoção à Virgem Auxiliadora. A comunhão apostólica deve ser entendida como esforço da originalidade e da autonomia de cada um grupo, na comunhão fraterna de família.

Após a apresentação da Carta da Missão cada um recebeu o resumo contido nos slides e refletiu individualmente o texto, assinalando o que achava  importante para sua missão salesiana. No plenário, vários participantes deram sua contribuição: 1. Como educadora salesiana desejo que a comunidade educativa sinta-se como Família Salesiana nós educadores,os pais, alunos, funcionários... vivenciando o carisma. Nosso Trabalho deve ser em rede! 2.O ícone do Bom Pastor aplica-se a todos os crentes que fazem animação em vista dos outros, especialmente os pequenos e os pobres. 3. Falando dos desafios da vida um voluntário do Oratório destacou os vícios que estão tomando conta das comunidades e fazendo crianças de 7 anos vítimas da droga; precisamos chegar ao coração da vida destas crianças para preveni-las deste grande mal.4. Somos uma Família. E como FS cada grupo tem sua especificidade. Estamos trabalhando com um carisma comum. Nas reuniões de formação cada grupo faz a formação própria do seu grupo. Nos encontros regionais ou de Brasil podemos fazer como FS onde cada grupo dá sua contribuição. 5. Buscar o bem dos jovens. Aprender a pensar juntos para não reduzir a realidade ao próprio ponto de vista. Integração na Missão , na Espiritualidade e na Formação.6. Fazemos parte de uma grande Família. Não podemos isolar dentro do grupo. Caímos mas, nos levantamos. Há divergência na possibilidade de trabalho. Esse tempo é de um amadurecimento na fé para realizar nossa missão dentro do Carisma de Dom Bosco.

Ir. Antonia concluiu o plenário dizendo que os capítulos IV, V e VI são interligados: Assimilando bem a nossa Espiritualidade Apostólica e formando-nos à Missão Apostólica podemos fazer a Comunhão na Missão Apostólica Salesiana.

O tempo foi pequeno para estudar conteúdo tão denso! Ir. Antonia sugeriu: convém que nas reuniões de cada grupo da FS aprofundemos, capítulo por capítulo, para que esta Carta possa produzir seus frutos neste ano em que o Reitor Mor nos convida, na Estréia, a aprofundar a Carta da Missão.

Dirigimo-nos à capela para a celebração eucarística presidida pelo Pe José Lacerda Sobrinho. No abraço da paz estreitamos os laços que nos unem na grande Família Salesiana. Recebemos a bênção de Nossa Senhora Auxiliadora, por ser dia 24. E depois da celebração tiramos fotos para registrar este 5º Encontro Regional da Família Salesiana presente no Triângulo mineiro.

 

Ir. Antonia Ponzzo Dutra - Delegada Inspetorial da Família Salesiana

Inspetoria Madre Mazzarello - Belo Horizonte - MG

Araxá, 24 de abril de 2010.

 

     

 

 Ir. Antonia comenta o Power Point da Carta da Missão

 

 

 

 Simpático grupo da FS: SDBs, FMAs, ADSs, SSCC, Ex-Alunos e ADMAs

 

Joaquim Silvério, Jorge Kalil, Leila Maria Castro Silva, José Augusto Carrijo e Ir. Jane Aparecida Faria,delegada local para a Família Salesiana,    ex-alunos e SC e FMA, falando sobre o Oratório festivo de Uberlândia, fundado num bairro de periferia: trabalho conjunto da FS.

 

 

Uma salesiana cooperadora de Araxá fala sobre o Oratório inaugurado na periferia.