Palavras do Pe Pascual Chávez Villanueva à Família Salesiana de Belo Horizonte

28 de agosto de 2010

"Pe Pascual Chávez Villaneuva é o nono sucessor de Dom Bosco e é uma alegria tê-lo conosco, falando aos 8 grupos da Família Salesiana presentes em Belo Horizonte". Pe Nilson Faria, Inspetor da Inspetoria São João Bosco.

Celebramos os 150 anos de fundação da Congregação Salesiana e eu a comparei a uma semente, que se converteu em árvore e esta árvore em uma floresta. Dom Bosco fundou os Salesianos, as Filhas de Maria Auxiliadora e os Salesianos Cooperadores e hoje são 29 Grupos pertencentes à Família Salesiana. São 150 anos de toda a Família espiritual e apostólica: um movimento dinâmico, sempre em crescimento. E todos os grupos devem crescer sempre. Há uns 20 Grupos que estão se organizando e querendo ser Grupo reconhecido da Família Salesiana.

Somos vocação vinda do Espírito Santo, frutos do reino de Dom Bosco, homens e mulheres espirituais. Somos um Movimento Espiritual Apostólico. Os ex-alunos e ex-alunas dos Salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora são elementos que estão na sociedade para transformá-la.

A Família Salesiana no Brasil tem quatro grandes desafios:

  • 1. Vida; 2. Família; 3. Educação; 4. Evangelização.

A Família Salesiana no Brasil deve desenvolver a VIDA. Um membro da Família Salesiana não pode aceitar o aborto; ele deve optar pela vida, desde o ventre materno até o fim que é a morte. Muitos jovens não sabem porque nasceram, não têm um sentido da vida. Muitos jovens são como as plantas ou os animais: nascem, crescem e morrem. Não descobriram que têm uma vocação. Defender a criação, a natureza é dever de todos. O Brasil tem a Amazônia que é o pulmão do mundo. Devemos defender a vida e a qualidade de vida. Muitos brasileiros vivem em condições precárias de vida. Na Europa e nos Estados Unidos muita gente vive como se não houvesse uma vida após a morte. 

A segunda tarefa é defender a FAMILIA. Muitos dizem que o conceito de família mudou. Há o problema do homossexualismo, duas pessoas do mesmo sexo vivendo juntos... Deus criou o homem e a mulher para crescerem e multiplicarem. A família está sendo ameaçada. Qual é o desígnio de Deus para a família? A família é o berço da vida. A criança é esperada durante nove meses, é amada. A mãe que a concebeu imagina como será quando nascer e ama este novo ser. Na família a pessoa é amada porque é membro desta família. A família é lugar de humanização. É nela que aprendemos a andar, falar, amar. É a primeira escola de humanização. A família é a célula da mater da sociedade e é nela que a criança aprende a ter um ideal. Há muita violência na sociedade porque há violência nas famílias. Há muito egoísmo na sociedade porque há egoísmo nas famílias. A família é o berço da civilização. A família é o berço da Igreja doméstica. Lembro-me de que todas as noites o meu pai ficava rezando diante da Virgem de Guadalupe. A mamãe nos preparava para a primeira comunhão. Portanto, a primeira tarefa da Família Salesiana é promover a vida e a segunda tarefa é defender a família.

A terceira tarefa é a EDUCAÇÃO na escola, na paróquia. "Educar é a arte do coração. Se queres educar um jovem deves conquistar seu coração", dizia Dom Bosco. Se as pessoas que têm a tarefa de educar não amam seus educandos, elas não serão educadas. 0ntem encontrei-me com mais de 120 educadores em Cachoeira do Campo: é nossa tarefa! educação é a formação do povo nas escolas, nas universidades para promover a cidadania ativa.

A quarta tarefa é a EVANGELIZAÇÃO. Evangelizar significa aprender a viver com Jesus. Ele é o único que venceu a morte. E Ele nos ensina a viver a vida para superar a morte. Somente um ressuscitou: Jesus. O segredo de vencer a morte é amar, amar, amar. "Nisto conhecerão que são meus discípulos: se vos amarem uns aos outros", disse Jesus. Devemos modelar a nossa vida como a de Jesus. Quando conhecemos uma pessoa e começamos a amá-la, este amor vai crescendo e acabamos esquecendo- nos de nós mesmos para pensar naquela pessoa. Isto acontece com os casais, os amigos. Assim deve crescer nosso amor para com Jesus.

Pe Pascual deu oportunidade para perguntas e questionamentos e foi sinalizando: Há poucas pessoas nesta sala: vim de Roma para estar com vocês, de uma outra vez desejo que nos encontremos num estádio: muita gente, num grande movimento. È católico aquele que segue Jesus Cristo, onde ele está. Insistir mais na pessoa de Jesus Cristo. A fé é entregar a vida por uma pessoa, a pessoa de Jesus Cristo. A nossa fé se expressa num Credo, na Eucaristia, nos dez mandamentos. Jesus é a base e evangelizar é dar a pessoa de Jesus Cristo. As Estréias são programas de vida e não se esgotam a cada ano. As Inspetorias tem delegados e delegadas para a Família Salesiana. Importante ter os conselhos inspetorias e locais. Eles programam os encontros e é importante realizá-los em conjunto. "Um fio se rompe facilmente, mas, muitos fios juntos não se rompem", dizia Dom Bosco. Assim a Família Salesiana atua como movimento. "Dom Bosco cuidou da juventude abandonada. Devemos ir lá onde o pobre está. Se não formos à periferia não vamos tomar consciência do que sofrem as pessoas", disse um ex-salesiano atuante. E o Reitor Mor explicou: As favelas existem em torno dos grandes cidades. A Igreja está fazendo muito trabalho de evangelização, e em toda parte. Nós, salesianos e salesianas, educamos para que haja um mundo melhor, atingindo crianças e jovens onde estão.

 

Ir. Antonia Ponzzo Dutra - Delegada da Família Salesiana na Inspetoria Madre Mazzarello - Belo Horizonte, 28 de agosto de 2010.

Reitor Mor Pe Pascual Châvez e grupos da Familía Salesiana

Ivone Paula de Oliveira, Ir. Antonia Ponzzo Dutra e o reitor Mor, Pe Pascual Chávez

 

Pe Nilson Faria, Luciano Oliveira, VCDB, Ivone 0liveira, ex-aluna, Ângela Lara, SC e o Reitor Mor, Pe Pascual Chávez Villanueva

         Ir.Margarida Teixeira,Rosa Maria Aguiar,Ir.Maria da Conceição Cruz e Ir.Antônia Ponzzo Dutra    

           

 Ex-alunas

Celebração Eucarística