Encontro Regional da Família Salesiana em Uberlândia - MG

21 de agosto de 2010.

Às 8h45 estavam reunidos no salão do Instituto Ir. Teresa Valsé de Uberlândia, no dia 21 de agosto de 2010, os grupos da Família Salesiana: Ir. Jane Aparecida e Faria, delegada local da FS em Uberlândia, Ir.Antonia Ponzzo Dutra, delegada inspetorial IMM(Inspetoria Madre Mazzarello) da FS e vários membros das SSCC (Salesianos/as Cooperadores/as): Efigênia Rodrigues Resende,Maria Bernadete Alves de Paiva, Maria Elza de Oliveira, Maria das Graças Paula,de Araxá, Edna Alves Vilar, Leila Maria de Castro Silva,  e seu esposo João florindo Silva, Neide da Silva, de Uberlândia e os Ex-Alunos/as SDB: Joaquim Silvério, Augusto Carrijo, João Florindo Silva, Jorge Calil e sua esposa Maria Teresa Calil. Estavam presentes duas alunas do ITV: Nádia Mattar e Lívia e o ex-aluno dos salesianos de Cuiabá Valdileno, que animou o encontro tocando violão.

Após uma apresentação de cada grupo, Ir. Jane dirigiu a oração inicial que era a primeira parte de uma celebração da Palavra: uma apresentação em Power Point sobre o Itinerário da Espiritualidade de Santa Teresa de Ávila nos levou a uma meditação profunda, seguida de um pedido de perdão. Foi lido o texto de Mateus 23,1-12 com as perguntas: O que este evangelho trouxe de novo para nós, hoje? Qual o principal ensinamento de Jesus para nossa vida e nossa missão? Vários cantos ajudaram o grupo a refletir e rezar.

 

Às 9h45 Ir. Antonia Ponzzo Dutra apresentou o Power Point da Carta da Comunhão da Família Salesiana. Vários comentários acompanharam a projeção dos slides. Depois cada participante recebeu um resumo da Carta da Comunhão. Ir. Antonia distribuiu folhas com 6 perguntas referentes às Estréias do Reitor Mor para 2009 e 2010 e sobre as Cartas da Comunhão e da Missão. Em dois grupos: Araxá e Uberlândia, os participantes dariam suas respostas a estes questionamentos:

 

  • 1. Nosso grupo deu passos para ser mais visível, mais significativo e mais eficaz no serviço da salvação dos jovens?
  • 2. Estamos vivendo e agindo como Movimento e envolvidos num projeto compartilhado: anunciar o Evangelho aos jovens como FS?
  • 3. Dentre os 11 elementos fundamentais do espírito comum da FS, destacar dois eu precisamos viver melhor. Por que estes?
  • 4. Como foi nosso esforço diário para ser discípulos e missionários, conforme nos pediu a Estréia deste ano?
  • 5. Somos "sinais e portadores do amor de Deus" aos jovens?
  • 6. Dentre as 7 palavras particularmente significativa para Dom Bosco, qual delas é mais forte na sua vida como membro da FS?

 

Respondidas as questões os grupos apontariam linhas diretivas para a caminhada deste ano até o próximo Encontro Regional.

A pedido de alguns participantes, os grupos decidiram que seria bom  um Encontro Regional por ano. O grupo de Araxá optou pelo encontro  no sábado à tarde, num mês com menos feriados. O grupo de Uberlândia pediu para ser no 3º domingo de agosto. Assim haverá maior participação porque muitos que trabalham no sábado de manhã.

Às 10h30 fizemos uma pausa para o café e a seguir os grupos trabalharam e colocaram em comum suas reflexões. Ir. Jane dirigiu o plenário.

Pelas 12h o Diácono João Isaias terminou a celebração comunitária da Palavra e da Partilha.

Ir. Jane recolheu as três cópias do trabalho dos grupos para enviar ao Pe José Lacerda Sobrinho, para Ir. Antonia Ponzzo Dutra e outra cópia para ela.

 

Ir. Antonia Ponzzo Dutra – Delegada da Família Salesiana da Inspetoria Madre Mazzarello – Belo Horizonte – MG.

 

 

  

Coral que sustentou cantos durante o Encontro Regional,Valdileno, ex-aluno dos salesianos de Cuiabá tocou os cantos ao som do violão.

                                                  Ir. Jane Aparecida Faria e as SSCC de Araxá.

 

Ir.Jane Faria, Augusto Carrijo, Jorge Calei e Joaquim Silvério.

Ir. Jane, Melissa Vilar, Leila Maria Castro e Edna Vilar.

 

 

Ir. Jane, Nádia Mattar, Lívia, Maria Teresa Calil e João Silva –

As alunas e os colaboradores no Oratório Festivo dos sábados.

 

Ir. Jane Aparecida Faria,Ir. Antonia Ponzzo Dutra e Ir. Maria Eunice Resende que acompanham a Família Salesiana de Uberlândia e o Oratório Festivo num bairro da periferia da cidade.