Relatório da Primeira Reunião da CISSAF 2011
Nos dias 2 e 3 de abril de 2011, foi realizada a primeira reunião do CISSAF(Conselho Inspetorial de Serviço Salesiano da Animação da Família Salesiana) Estavam presentes: Ir Antônia Ponzzo Dutra, FMA - Delegada FS da Inspetoria Madre Mazzarello, Beatriz Mateus Pereira, SSCC -Coordenadora Provincial, Eduardo Ricardo Oliveira ,EADB - Coordenador Inspetorial, Jaqueline de Cristo e Silva - Canção Nova , Lucilaine Queiroz dos Reis,ADS - Presidente Nacional, Pe Jurandyr Azevedo Araujo, SDB - Delegado da Inspetoria São João Bosco. A Ir Ana Maria Paes, FMA - Delegada da Inspetoria Nossa Senhora da Penha, Manoelina de Fátima, VDB, Luciano de Oliveira Silva, CDB e Carmem Lúcia da Silva Machado ,ADMA não puderam comparecer por motivos justos.
No dia 02 de abril de 2011 Pe Jurandyr deu as boas vindas aos presentes e iniciou a reunião propondo uma reflexão a partir do cartaz da Campanha da Fraternidade 2011 "A criação geme em dores de parto". Foram lidos dois textos bíblicos Mt 4, 1-11 e Sab 11,24-26 que iluminaram o tema da Campanha da Fraternidade. A seguir foi apresentada a pauta da reunião.
Adriana Rocha Ezequiel Vilela, coordenadora dos Recursos Humanos da ISJB, apresentou o planejamento estratégico da ISJB para o qüinqüênio 2010-2015, trabalho em parceria com a Fundação Dom Cabral. Segundo Adriana, a partir da necessidade de redimensionamento institucional evidenciada pelo Pe Natale Vitali Forti, conselheiro regional do Cone Sul, em sua visita a Inspetoria em 2009, é que este Planejamento estratégico está sendo feito. Em seguida teve início a Roda de Conversa conduzida pelo Pe Jurandyr:
Eduardo iniciou apresentando um Power Point com a estruturação dos EADB, apresentando individualmente a ação de cada uma das 21 uniões locais, sinalizando os principais desafios e avanços.
Ir Antonia apresentou o projeto elaborado pela Federação das Ex-alunas Salesianas - FMA - Brasil, intitulado "Fortalecimento da Espiritualidade e Fidelidade ao Carisma Salesiano na missão evangelizadora", destacando seus objetivos, metas e cronograma de atividades, reforçando algumas datas importantes. Salientou Congresso Continental de Ex-alunos jovens - Sentinelas do Amanhã, que acontecerá no Paraguai, de 20 a 24/04/2011.
Beatriz contou a realização das assembléias regionais: Litorânea I - primeira a realizar a assembléia regional; Litorânea II - não conseguiu realizar a assembléia. Centro - que viveu uma situação parecida com a Litorânea II; Triângulo - não realizou por julgar que o encontro regional da Família Salesiana é suficiente; Planalto - realizou a assembléia regional com uma participação bastante entusiasmada e presença dos SDB Geraldo Adair, Ricardo Sávio do Sacramento e Ir Manoel de Souza Silva, o assessor. Principais dificuldades foram evidenciadas: a grande limitação na vivência da solidariedade econômica, a fragilidade do Conselho Provincial, a falta de apoio dos delegados locais, a acomodação que marca a trajetória de alguns centros. Avanços: as novas promessas em Niterói (03) e Campos dos Goytacazes (02), Núcleo Bandeirantes com um grupo em preparação para o compromisso, assim como o grupo novo em Minas Novas; a eleição da Leila Maria de Castro Silva como coordenadora do centro local de Uberlândia; a possibilidade do Joaquim Augusto de Carvalho assumir a coordenação do centro local de BH; as ações sociais desenvolvidas, sobretudo, no que se referem aos avanços do Oratório Festivo do Parque Aldeia em Campos dos Goytacazes; e o resultado das assembléias realizadas em Rocha Miranda e no Núcleo Bandeirantes.
Jaqueline justificou não ter trazido o relatório por estar apenas substituindo a Ruth Maria de Oliveira. Aproveitou para relatar as atividades desenvolvidas em Cachoeira Paulista: Oratório Festivo, Colégio - Instituto Dom Bosco Canção Nova, Núcleo Social, Posto Médico, Casa do Bom Samaritano, além da evangelização através dos meios de comunicação.
Lucilaine apresentou o trabalho desenvolvido pela ADS e falou dos desafios enfrentados para pagar a casa que adquiriram para sede em Silvânia. Evidenciou as conquistas, sobretudo, na captação de recursos através de uma série de iniciativas dos grupos locais e também da parceria firmada com o CMDCA para financiamento do Projeto Novo Sentido.
Pe Jurandyr apresentou o Projeto "Rumo ao Bicentenário" , a proposta da ISJB. Ele comentou os objetivos do projeto e de seu cronograma de atividades. Na seqüência a Ir Antônia compartilhou conosco duas projeções utilizadas no Encontro de Formação para delegados SDB e delegadas FMA da Região América Cone Sul. O primeiro faz uma Releitura da Carta da Missão, preparado pela Ir Maria Trigilla, delegada mundial dos SSCC; o segundo Formar-se e formar para trabalhar em rede, preparado pelo Pe José Pastor Ramirez, delegado mundial dos ex-alunos. Interessante a dinâmica de unir 9 pontos com 4 linhas retas sem tirar a caneta do papel. A reflexão foi bastante proveitosa e contou com as contribuições de todo o grupo. Pe Jurandyr e Ir Antonia entregaram a todos os subsídios salesianos: Elenco 2011 da ISJB e da IMM, Oração de Dom Bosco, Revista Salesianos 2011 e o Cagliero 11. Atualizamos a relação dos nomes, data de aniversário, endereços, telefones e e-mails dos membros da CISSAF.
Pe Jurandyr reforçou a relevância e significado da Pastoral Juvenil Salesiana, a centralidade que ela deve ter em nossa ação e pediu que cada um de nós pensássemos, junto com os grupos locais, quais pessoas poderiam servir como referência para a pastoral juvenil salesiana. Falou como podemos nos inserir no processo de Orientação Vocacional fomentando novas vocações para os diversos grupos da família. Após o que nos entregou e leu conosco um texto que elaborou intitulado "SSAF: As vocações na Família Salesiana".Finalizamos na capela onde celebramos a Palavra a partir do texto Lc 18, 9-14. Às 20 horas fizemos uma agradabilíssima confraternização com a participação dos presentes, além dos SDB Pe Luiz José Vidal, Ir Manoel de Souza Silva e Reginaldo Fragoso Marinho.
Iniciamos os trabalhos no domingo, dia 3, celebrando a Eucaristia na capela. Pe Jurandyr apresentou o vídeo da Estréia para 2011 do Pe Pascual Chávez Villanueva. Fizemos nossos comentários e o Pe Jurandyr fez suas observações, chamando a atenção para as páginas 51 a 53 que falam da centralidade e papel da consagração religiosa na missão da Família Salesiana.
Pe Jurandyr falou da missão com a Família Salesiana a ser realizada na Diocese de Leopoldina na cidade de Santana de Cataguazes, pequeno município da Zona da Mata Mineira, com aproximadamente 3.000 habitantes, na Paróquia do Pe José Carlos Ferreira Leite. A missão vai durar uma semana tendo início no dia 10 de julho e término em 17 de julho. Devemos identificar se há algum voluntário a participar da missão em nossos grupos locais.
Foi lembrada a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro que será em 2015, em Madri. Dela participarão um grupo de jovens de Niterói mobilizados por uma SC, uma jovem da paróquia de Silvânia, dama salesiana da geração de Relevo e um grupo numeroso de Cachoeira Paulista organizado pela Canção Nova. O dia da FS este ano cairá numa 3ª feira e por isso a presença de BH comemorará dia 13, mas cada local é livre para comemorar no dia mais oportuno. Nossa reunião em agosto está prevista para os dias 20 e 21. Ir Antonia e Beatriz irão participar do encontro regional da Família Salesiana em Uberlândia no sábado e na sexta, se reunirão com o local dos SSCC. Retornarão no sábado para a reunião do CISSAF em Belo Horizonte.
Pe Jurandyr reforçou a necessidade de nos mobilizarmos para participar da III Romaria ao monumento de N.S. Auxiliadora ( ISJB), no dia 18/09. Apresentou o Calendário vocacional 2011, realçando que se houver vocações nas localidades,devemos aproveitar para enviar os candidatos ao encontro. Pediu o nosso envolvimento e compromisso com o ano internacional do afro descendente (2011) - XIX Encontro, previsto para os dias 10 a 12/06, em BH. Pe Jurandyr apresentou o Encontro dos Conselhos Inspetorias do Cone Sul,onde foram destacados três aspectos da missão salesiana na América do Sul: a) Identidade carismática e qualidade de vida religiosa e seu futuro; b) Redimensionamento: gestão e sustentabilidade; c) (Re) pensamento da pastoral juvenil e vocacional. Refletimos o texto "Em vista de uma pastoral inculturada na ISJB", para que a partir de então possamos rever o Plano de Ação da CISSAF - 2010-2015. Na avaliação dos trabalhos dos dois dias, destacamos que o conteúdo foi denso, bem aproveitado, tempo bem distribuído e o trabalho intenso e aplicado de todos participantes. Precisamos de tempo para interiorizar tudo que recebemos e partilhar com nossos grupos. Para a próxima reunião, nos dias 20 e 21 de agosto de 2011, cada um deve trazer um brinde para sorteio.
Belo Horizonte, 03 de abril de 2011
Beatriz Mateus Pereira, SC e Ir. Antonia Ponzzo Dutra, FMA

