Encontro Local com as/o ex-alunas/o do colégio Auxílium de Anápolis - GO - 28 de abril de 2011.
No dia 28 de abril de 2011, eu, Ir. Antonia Ponzzo Dutra e Ely Fonseca Dutra, chegamos a Anápolis para realizar um encontro local com ex-alunos e ex-alunas do colégio Auxílium. A reunião estava marcada para as 19 horas. Desde as 18h45 chegavam as ex-alunas de várias idades. Ficamos na área conversando e tirando algumas fotos. Pelas 19h20 fomos convidadas pela Ir. Josefa Américo Rolim, delegada local, para uma dinâmica com balões. Cada uma encheu seu balão e depois o jogou para o alto com a tarefa de não deixar os balões caírem no chão. Foi grande a participação, mas, mesmo assim eles caiam... Valeu o esforço!
Às 19h35 nos dirigimos para a sala de multimeios, previamente arrumada. Ir. Josefa nos apresentou ao grupo e os três novos participantes se apresentaram: Cláudia Alves Cordeiro Fontes, Carlos Antonio da Costa Júnior e Denise de Oliveira Bastos Rocha. Outras ex-alunas já inscritas na Associação: Ernesta Gomes de Paula, Luzia Gomes Araújo, Maria José Inácio, Marlene Rodrigues Loures, Marly, Ruth da Costa Ferreira e Solange Araújo Galera.
Ir. Antonia e Ely manifestaram sua alegria de estar presentes a esta reunião, e depois todos tiveram a oportunidade de ver a Estréia do Reitor Mor, Pe Pascual Chávez Villanueva, para este ano de 2011. Solange, Presidente da União e Conselheira da Federação, presidiu a oração inicial que constou de uma invocação ao Espírito Santo, a Palavra de Deus e uma pequena reflexão. Rezamos o Pai Nosso e a oração final.
O DVD da Estréia foi colocado e todos atentos viram o apelo de Pe Pascoal: "Vinde e Vede": a necessidade de convocar. "Eis o Cordeiro de Deus! Que procurais? Rabi, onde moras"?
Ir. Antonia fez um pequeno comentário sobre a Estréia - uma carta mensagem que o Reitor Mor dirige a cada ano à Família Salesiana como tarefa comum para ser vivenciada durante todo o ano. Somos, pois, convidados a defender e valorizar a vida e com empenho renovado ajudar os jovens no seu discernimento vocacional.
O Júnior destacou a fala do Reitor Mor sobre o consumismo e egoísmo das pessoas deste tempo que vivemos. Há um fechamento crescente em torno dos desejos pessoais provocado pelo egoísmo reinante em todos os setores da sociedade moderna. O Reitor Mor convoca toda Família Salesiana a ajudar crianças, adolescentes e jovens a se tornarem pessoas realizadas na vida e que eles ajudem outros jovens a também encontrar seu lugar e missão no mundo.
Interessante também na história narrada pelo Reitor Mor: aquele pajem que se manteve fiel a seu rei, mesmo depois que todos o abandonaram. Marly frisou que este Rei, é Jesus para nós. Apesar dos contratempos da vida devemos ter o olhar fixo em Jesus que nos acolhe, nos acompanha e nos ajuda a desempenhar nossa missão.
Ely fez um convite a estas ex-alunas e ex-alunos a serem membros atuantes na sociedade e na sua comunidade. Somos os continuadores da obra de Dom Bosco e de Madre Mazzarello hoje. E recitou para todos uns versos: De volta à casa paterna.
Os três mais novos se apresentaram: Denise e Cláudia, casadas e com filhos são ex-alunas da Ir. Antonia, que trabalhou no Auxílium na década de oitenta. Denise é formada em administração. Quando aluna, passava muitos recreios na capela, pedindo a Nossa Senhora que lhe desse uma realização na vida profissional e afetiva. Tem um bom marido, e eles já celebram os vinte e um anos de casados. Têm um casal de filhos. Cláudia é farmacêutica dedicada, realizada e tem um filho que estuda no Auxílium. Segundo as ex-alunas ela é muito delicada e competente ao atender as pessoas na farmácia. E estas duas ex-alunas são muito agradecidas às Irmãs que trabalhavam no Auxílium naquela época. O Júnior começou a estudar em 1986 aqui no Auxilium. Também nutre uma devoção muito grande a Nossa Senhora. Toda vez que sai de casa reza: "Jesus, segura na minha mão esquerda, Nossa Senhora segura na minha não direita. Mãe Santíssima, debaixo da tua poderosa proteção eu me entrego. Nossa Senhora vai comigo neste trajeto. Legião de anjos de Maria, me acompanhem e Nossa Senhora passa na frente! Amem!
Ernesta, ex-aluna de muitos anos, tem sua vida muito ocupada entre a família grande e as atividades na catedral Bom Jesus e nos grupos que atua, sendo uma presença salesiana viva e atuante. Luzia é ex-aluna do Oratório festivo que freqüentou quando menina e jovem. Há muitos anos que pertence à União e participa dos encontros locais, regionais e assembléias. Dá assistência à família, cuidou dos pais, dos sogros e no momento cuida de sua irmã mais velha que mora com ela. Com pesar falou que talvez não possa mais participar ativamente para fazer companhia à irmã. Maria José trabalha o dia todo no colégio Auxílium há muitos anos. E se sente realizada nesta missão. Marly é ex-aluna do patronato Madre Mazzarello e tem um ano que participa das reuniões da União. Vive na alegria sua missão de mãe e esposa, ajudando na renda da casa com trabalhos em casas de família. Ruth é ex-aluna da Ir. Antonia, da década de 60, e tem boas lembranças do seu tempo de aluna, quando as Irmãs eram muitas e davam todas as aulas dos três períodos diários, com internato. Já tem quatro netos e aguarda o nascimento do primeiro filho da sua filha Denise que mora e trabalha na Europa. Quando enfrenta alguma dificuldade na convivência diária, ela reza e pede a Nossa Senhora que a ajude a superar com paciência e bondade porque foi assim que aprendeu com suas educadoras. Solange é viúva, mãe de três filhos, duas casadas e duas netas. Ex-aluna do curso noturno e há muitos anos que participa da União e dos encontros e retiros com a Família Salesiana. Por mais de oito anos é presidente da União e fez e faz muitos esforços para trazer ex-alunos e ex-alunas para os encontros locais, regionais e assembléias. Hoje ela teve a alegria de ver duas novatas e oito mais antigas presentes a esta reunião. Desde jovem participou dos cursos de liderança juvenil, depois dos cursilhos onde sempre trabalha e lidera seus encontros mensais. É braço forte do vigário da paróquia de Santo Antonio. E se diz uma apaixonada pela Família Salesiana. É presença forte no conselho da federação e participou de todos os eventos regionais, nacionais, continentais e da celebração do Centenário da Associação em 2008.
Acabada as apresentações Ir. Antonia falou da sua alegria em voltar ao colégio Auxílium onde trabalhou desde a sua primeira profissão. E convidou a todos a serem luzes no meio em que vivem. Rezamos um Pai Nosso e fomos ao pátio para uma sessão de fotos e um gostoso lanche. Prometendo nos encontrar no dia dois de julho, em Brasília para o encontro regional, nos abraçamos e cada uma/um foi para sua casa.
Anápolis, 29 de abril de 2011 - Ir. Antonia Ponzzo Dutra - delegada da federação de ex-alun@s da Inspetoria Madre Mazzarello - Belo Horizonte - MG