Encontro Local com ex-alunos e ex-alunas do CEMA (Centro Educacional Maria Auxiliadora) Brasília - 25 de abril de 2011.
Ás 19 horas do dia 25 de abril, 2ª feira da oitava pascal, devagar começaram a chegar ex-alunos e ex-alunas do CEMA para o nosso encontro local, após um dia de trabalho intenso. Ir. Maria Carolina Ribas, delegada local, recebeu as primeiras que chegaram. Ely Fonseca Dutra e eu, Ir. Antonia, ficamos perto da capela para receber os que chegavam depois. Muito alegres nos cumprimentamos e cada um/uma ia expressando a alegria deste encontro.
Quando um bom grupo havia chegado: Anthonia Luisa Oliveira, Belarmino Fonseca, Deusélia Rodrigues Macedo, Luiz José Barbosa, Maria Amélia Horta, Maria de Fátima Bento da Silva, Maria Francisca da Silva Santos, Rita de Cácia Ramos da Silva e Teresa Leite Vasconcellos, demos início à reunião. Ir. Maria Carolina nos apresentou e eu, Ir. Antonia, falei sobre a alegria de estar com este belo grupo. Ely cumprimentou a todos e expressou a beleza da festa Pascal vivenciada no domingo e que se estende por 50 dias. Cristo, luz do mundo, nos convida a ser luz no caminho das pessoas que nos circundam, especialmente luz para os jovens.
Distribuímos uma folha com a ladainha de Madre Mazzarello porque sua festa se aproxima e ela foi uma pessoa toda voltada para Deus e para o amor à Eucaristia e a Maria. Rezamos as invocações espontaneamente. Após um pequeno comentário sobre a estréia do Reitor Mor: "Vinde e vede" vimos o DVD. Chamou a atenção do grupo o apelo para chamar, convocar as pessoas, especialmente os jovens para uma valorização da vida. O empenho de Dom Bosco em ajudar os jovens a descobrir a missão a que cada um, escolhido por Deus, deve cumprir na família e na sociedade, deve ser nosso também! O mundo no tempo de Dom Bosco tinha seus desafios como a hostilidade dos políticos para com a igreja e os padres e os meninos que iam para Turim, cidade grande, em busca de trabalho. Dom Bosco estava atento aos apelos do seu tempo. Hoje temos vários desafios e um deles está localizado nos meios modernos da comunicação, internet, drogas, violência... E nós estamos aqui para vivenciar o carisma salesiano junto ás crianças, adolescentes e jovens, procurando formar o bom cristão e o honesto cidadão. Isto exige firmeza e bondade dos pais, educadores e de todos aqueles que participam da missão de educar.
Ir. Carolina pediu que cada um partilhasse o que faz na sua comunidade: Maria Amélia Horta, presidente da União, falou do trabalho no santuário Dom Bosco onde foi eleita presidente do Conselho Pastoral. Exige muita disponibilidade e atuação. Foi por muito tempo catequista e agora está sempre pronta aos chamados das diversas pastorais. Está à frente de todas as celebrações e festas do santuário. Maria de Fátima Bento é presença forte na família, onde cuida da casa e dos seus padrinhos idosos que lá vivem, com filhos e netos aos quais não deixa faltar nada. Também atua no Santuário Dom Bosco e é membro muito atuante na União. Maria Francisca da Silva, mãe e avó, é presença viva no seu lar e participa da União para a qual levou também a filha e duas netas. Na sua paróquia ajuda muito e encontra tempo para fazer cursos e encontros no seu bairro. Está sempre atuando. Rita de Cácia Ramos passou por um grande sofrimento no ano de 2010, quando perdeu uma filha jovem, atropelada no Rio de Janeiro. Tentavam superar na fé quando o marido aposentou e eles perderam a casa, e foram morar na casa de uma parenta. Felizmente depois de uns três meses o marido foi chamado novamente para o seu trabalho na aeronáutica e agora voltaram para a antiga casa, perto do santuário. Ela é ministra da Eucaristia e membro atuante nas pastorais. Está fazendo um trabalho de assistente social e de acompanhamento dos seminaristas diocesanos. Ela sempre pede as luzes do Espírito Santo para esta difícil missão. A Tereza Vasconcellos, depois de muitos anos de dedicação na União, precisou ficar mudando sempre para atender parentes que necessitavam de sua ajuda. E o fez com muito carinho. Agora, cessadas as necessidades, voltou às atividades na paróquia e na união de ex-alunas e ex-alunos. O Luiz José Barbosa é musico, e também seus filhos e tem sempre espaço para tocar nas celebrações de sua paróquia. No trabalho e em casas de idosos e doentes graves, ele vai levar alegria com a música e a dança. Assim seu trabalho vai além da família e da comunidade. Ele, a esposa Maria Alice e os filhos são ex-alunos, freqüentes às reuniões da União. Deusélia, membro muito ativo na União e na família, depois de cuidar dos pais está com uma irmã doente em sua casa, há mais de um ano. É um trabalho de dedicação total, pois a irmã precisa dela para tudo, porque teve um AVC muito forte! Belarmino Fonseca freqüenta a união há dois anos. Tem uma dedicação total à família e se empenha em atender às necessidades das pessoas carentes. Passa recolhendo donativos para levar aos que precisam da ajuda nas necessidades básicas. Anthonia Luisa Oliveira freqüenta a União por dezenas de anos. Mora no núcleo Bandeirantes, onde leciona, é catequista na paróquia onde atende a qualquer necessidade...
Não é possível registrar tudo que ouvimos deste grupo de ex-alunas e ex-alunos que vivem o carisma salesiano, assimilado no tempo em que estudavam no CEMA... Rezamos um Pai Nosso e fomos a uma sala para uma confraternização pascal. Uma abundância de salgadinhos, doces e refrigerantes enfeitavam a mesa e satisfizeram nosso paladar. Aproveitamos para continuar nossas conversas amigas, marcar nosso Encontro Regional do Planalto para o dia 2 de julho e depois a Assembléia Ordinária da Federação nos dias 15 e 16 de outubro.
Continuamos a confraternização e registramos o nosso encontro com fotos deste belo grupo.
Brasília, 28 de abril de 2011 - Ir. Antonia Ponzzo Dutra - delegada da federação de ex-alun@s da Inspetoria Madre Mazzarello - Belo Horizonte - MG