ENCONTRO REGIONAL DA FAMÍLIA SALESIANA DO TRIÂNGULO EM UBERLÂNDIA, 20 DE AGOSTO DE 2011
No dia 20 de agosto de 2011 membros dos grupos da Família Salesiana de Araxá e de Uberlândia se reuniram a partir das 8h30min numa das salas do Instituto Ir. Teresa Valsé. Estavam presentes: Ir. Jane Aparecida Faria, delegada local, Ir. Antônia Ponzzo Dutra, delegada Inspetorial, Beatriz Mateus, coordenadora regional dos Salesianos/as Cooperadores/as, Augusto Carrijo, Jorge Calil, EEAA SDB, Leila Maria Castro, SC, Dulce Spirandelli, ex-aluna FMA, Neide Melo, professora do ITV e SC, Fernando Rodriguês de Oliveira, Lino Rosa de Oliveira, José Andrade de Freitas, todos estes de Uberlândia. De Araxá: Pe. Hélio Comissário da Silva, SDB, Onésima Cordeiro Marçal, ADS, Maria Maris Baião, ADS, Victória Martins Vieira, Maria Elza Oliveira, Márcia Elenice da Silva, Rosa Helena Borges Silva, Fernando Rodrigues de Oliveira, Divina Aparecida Silva, Francisco de Almeida, Maria do Rosário Afonso, SC, Efigênia Rodrigues Resende.
Ir. Jane fez a acolhida de todos manifestando a alegria de receber este belo grupo da Família Salesiana do Triângulo Mineiro. Augusto convidou para uma dinâmica: formando grupos de 3 com pessoas pouco conhecidas, cada um/uma se apresentasse neste grupo. E depois um de cada pequeno grupo fez a apresentação das pessoas do seu grupo.
Enquanto se apresentavam o Auguusto colocou fotos do Oratório do bairro Nossa Senhora da Esperança para que todos apreciassem. E a Leila e o senhor Lino Rosa de Oliveira falaram desta comunidade que era tida como "Boca de fumo" teve uma grande melhora com a fundação do Oratório de Dom Bosco lá. Hoje a droga chega por lá, mas os que a recebem são pessoas de vários bairros da cidade de Uberlândia.
Ir. Jane e o Augusto dirigiram a celebração que foi feita pela Ir. Antônia para o Dia Mundial da Família Salesiana. "Alimentados pelo Espírito hoje nos reunimos ao redor de um projeto apostólico, sacerdotes e leigos, religiosos e consagrados, adultos e jovens, pessoas de pertença social variadas. São todos responsáveis pela realização de um sonho iniciado na colina dos Becchi, feito experiência viva no Oratório de Valdocco e difundido no mundo com a força de uma espiritualidade original inspirada em São Francisco de Sales". (Carta da Missão). Na certeza de que seguimos os passos dos fundadores cantamos: Vem, Dom Bosco sonhador, vem conosco caminhar... recordamos que o Pe. Pascoal na Estréia deste ano de 2011 faz um caloroso apelo à Família Salesiana para a necessidade de convocar: "Vinde e vede"! "Mais forte do que nunca hoje é o desafio de criar uma cultura vocacional em todos os ambientes de modo que os jovens descubram a vida como chamado". Fizemos também a memória de Madre Mazzarello, Co-fundadora, e que deu ao carisma salesiano o rosto feminino: Um passo atrás, um olhar. Uma pergunta para o tempo, porque nós destruímos a importância do momento.
Beatriz dirigiu umas palavras de animação ao grupo, manifestando a alegria de estar com eles e convocando a cada vez mais alimentar a esperança de frutos neste trabalho conjunto que a FS desenvolve nestas duas cidades mineiras.
Ir. Antônia apresentou em PP a circular número 920 da Madre Geral Yvonne Reungoat: Um sonho de Deus que se realiza no tempo. Ela nos convoca a celebrar os 140 anos de fundação das Filhas de Maria Auxiliadora, de 5 de agosto de 2011 a 5 de agosto de 2012. Algumas dimensões do dinamismo profético do carisma salesiano: 1. A extraordinária confiança de nossos Fundadores em Deus e em Maria Auxiliadora; 2. A sua busca humilde e trabalhosa da vontade do Senhor; 3. A leitura de fé dos sinais de Deus reconhecidos nas situações ordinárias e nas dificuldades enconttradas; 4. A paixão educativa que habita o coração deles e os torna audazes para descobrir as vias mais adequadas para responder às expectativas dos jovens e ajudá-los a "conhecer e amar o Senhor". E alguns questionamentos válidos para todos nós que vivenciamos este carisma: Que sonho Ele tinha para Dom Bosco, Maria Domingas Mazzarello e as nossas primeiras Irmãs? Qual é o segredo da fecundidade do Instituto, nascido num pequeno povoado e agora espalhado nos cinco continentes? Como podemos atualizar e irradiar tal experiência, hoje? A resposta a essas perguntas pode ajudar-nos a preceber a riqueza de um carisma que está vivo na Igreja e destinado a se prolongar no tempo e no espaço.
Madre Yvonne falou também da preparação para o bicentenário como um caminho marcado por três etapas que desenvolvem aspectos inseparáveis do carisma de Dom Bosco: o conhecimento da sua história (2011-2012), a pedagogia (2013-2014), a espiritualidade (2014-2015). É um processo que entende liberar na família Salesiana dinamismos de transformação, e um apelo a descobrir vias sempre novas de convergência e de colaboração na fidelidade ao comum Fundador.
Esta circular será aprofundada por cada grupo e a estes pontos fortes, todos devem dar uma resposta e enviar à Ir. Antonia para uma síntese avaliada no próximo encontro regional marcado para 18 de agosto de 2012 em Araxá.
Depois de uma pequena pausa para o cafezinho o grupo voltou para uma avaliação dos questionamentos do ano passado. Ir. Antonia lia a pergunta e uma pessoa de Araxá e outra de Uberlândia liam as respostas dadas pelo seu grupo. Beatriz questionava os passos dados neste ano. Foi muito bom porque os dois grupos perceberam o quanto caminharam iluminados por estes itens importantes das cartas da Comunhão e da Missão e pelas Estréias destes 3 últimos anos.
Às doze horas nos dirigimos para a capela a fim de participar da celebração eucarística presidida pelo Pe. Hélio. Com cantos animados e muita atenção este momento orante coroou o encontro regional. Beatriz e Ir. Antonia saíram antes porque tinham um compromisso com o Conselho Inspetorial do Serviço Salesiano da FS, reunido em BH e aguardavam a presença delas para o planejamento estratégico. Um almoço gostoso num resturante completou este momento de confraternização e partilha.
Ir. Antonia Ponzzo Dutra - Delegada da Família Salesiana da Inspetoria Madre Mazzarello
Belo Horizonte, 23 de agosto de 2011